Verde e Amarelo receberá novas regras para incentivar emprego na pandemia

Mesmo após sua aprovação, na última semana, texto do projeto Verde e Amarelo será modificado sob pedidos do presidente Jair Bolsonaro. Nessa segunda-feira (20), o chefe de estado usou sua página, do Facebook, para informar que o programa de incentivo empregatício passará por modificações em suas regras, de modo que aumente a contratações de pessoas na crise do Covid-19. De acordo com ele, a decisão deverá beneficiará milhares de brasileiros.  

Verde e Amarelo receberá novas regras para incentivar emprego na pandemia (Imagem: Reprodução - Google)
Verde e Amarelo receberá novas regras para incentivar emprego na pandemia (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder reformular o texto, Bolsonaro está contando com o auxílio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que discutirá os novos pontos da MP. Ambos almejam elaborar novas facilitações nos contratos feitos por empregadores e funcionários, para que o índice de desemprego gerado pela pandemia seja minimizado.  

“Diante da iminente caducidade da MP 905, optei por revogá-la, mediante entendimento com o Presidente do Senado. Para criação de empregos editaremos nova MP, específica para tratar do contrato Verde e Amarelo durante o período de enfrentamento da Covid“, escreveu Bolsonaro em seu perfil. 

Até o momento, os representantes ainda não informaram quais as propostas deverão ser aplicadas. Mesmo com a solicitação do presidente, a reedição da matéria ainda precisará ser estudada pela Casa Civil. Por se tratar de direitos trabalhistas e ser uma pauta já em andamento no congresso, o texto precisará ser debatido em espécie de caráter emergencial.  

“Foi uma solução diante de um problema de difícil solução no Senado. A ideia é aproveitar que existe um clima favorável à aprovação de medidas para conter a Covid-19, como o contrato Verde Amarelo para estimular os empregos”, afirmoDavi Alcolumbre. 

Sobre o Verde e Amarelo  

Até o momento, o programa tem como principal finalidade facilitar na contratação de pessoas entre 18 e 29 anos que estejam iniciando a vida no mercado de trabalho.

A priori, a medida só aceitava brasileiros que não tivessem registro trabalhista. No entanto, o texto foi modificado e agora, mesmo aqueles com históricos prévios, poderão ser contratados pela modalidade.  

Além disso, brasileiros acima dos 55 anos estão inclusos no texto. Estes poderão ser contratados mediante as regras do projeto que, entre outras coisas, reduz para o chefe as tarifas como INSS, FGTS, seguro desemprego e mais.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.