Quando a crise acabar: 4 Dicas essenciais para pequenas empresas no Pós Crise

Por mais grave que seja a atual crise, a única certeza é que ela terá um fim. Embora a data específica seja praticamente impossível de ser prevista, em algum momento a atividade econômica caminhará para a normalidade, mas será que o seu negócio estará preparado para a retomada?

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Quando a crise acabar: 4 Dicas essenciais para pequenas empresas no Pós Crise.
Quando a crise acabar: 4 Dicas essenciais para pequenas empresas no Pós Crise. (Foto: Pixabay)

Para responder esta pergunta precisamos elencar alguns pontos de atenção, principalmente para as microempresas, para que você saia na frente da concorrência após tudo isso passar.

1. Facilite o pagamento

A primeira coisa que o empreendedor precisa ter em mente é que as pessoas já estão com mais cautela para gastar, é provável que esse comportamento se torne mais comum nos próximos meses.

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O cenário dos juros mais baixos também vai favorecer os clientes que gostariam de parcelar suas compras.

Será crucial rever os meios pagamentos para facilitar as decisões do clientes. Aumentar o máximo de parcelas nas compras e conceder condições especiais para que os clientes decidam pagar as compras a vista.

É natural que os consumidores também passem a pesquisar mais opções antes de realizar as compras, por isso é importante ficar atento ao preços da concorrência e buscar enxugar os preços ao máximo.

Também é interessante tentar segmentar seu públicos, ou seja, criar produtos diferentes para clientes com prioridades diferentes. Colocar versões mais simples e baratas, e outras mais completas, tudo para te ajudar a aumentar seu leque para diversos tipos de clientes.

2. Não afrouxe as medidas preventivas na crise

O impacto desta epidemia com certeza deixará marcas na nossa cultura e comportamento, mesmo após o fim da transmissão ou desenvolvimento da vacina, as pessoas buscarão daqui para a frente dar mais atenção à higiene de modo geral.

As medidas preventivas relacionadas à higienização da sua loja, produtos e funcionários devem ser mantidas o máximo possível.

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Este tipo de comportamento pode te ajudar a atrair um público maior e diferenciado. Mostra principalmente a sua preocupação com a saúde dos clientes e funcionários, fortalecendo os laços com os consumidores.

Infelizmente os estudos mais recentes estimam que esse tipo de surto pode se tornar sazonal e os cuidados de higiene devem ser constantes como em países asiáticos.

3. Invista na experiência do cliente

Após um período de isolamento é natural que as pessoas busquem por produtos e serviços que entreguem uma experiência diferente do período. Esse é o tipo de coisa que pode ser resolvida com pequenos detalhes, mas fazem uma grande diferença.

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Um contato mais pessoal no serviço, uma apresentação personalizada no seu produto e todo o acompanhamento do pós venda são os tipos de diferenciais que podem atrair mais clientes e te ajudar a cobrar mais.

Lembre-se sempre que após a quarentena os clientes buscarão principalmente por aquilo que não podiam ter durante o isolamento, tudo o que não puderam consumir ou fazer sozinhos.

4. Se prepare para uma recuperação rápida da crise

Embora não seja possível estimar a duração da pandemia e consequentemente da crise econômica, todas as projeções econômicas apontam para uma recuperação tão ou mais rápida que o declínio.

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Por isso, será necessária muita paciência para atravessar o momento, mas também alguma preparação para recuperar o tempo perdido realizando mais negócios.

Talvez o mais importante das dicas é entender que como toda grande crise financeira, a crise do coronavírus também irá passar. Após tudo isso estar preparado pode te colocar em uma condição mais favorável e te ajudar na retomada do seu negócio.

Há uma famosa frase de Churchill que diz: “Se estiver passando pelo inferno, não pare.” Embora simples, ela representa muito bem o momento atual. Será necessário suportar toda a dificuldade para atravessar a crise e conseguir a recuperação financeira no futuro.

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Sandro Messa
Sandro Messa possui bacharelado em Ciências e Humanidades e Ciências Econômicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). No mercado de trabalho, tem passagem pelo Banco Mercantil do Brasil, como gerente de relacionamento. Atuou também como assessor de investimentos no Itaú Personnalité e na XP Investimentos. Atualmente, trabalha como Consultor Financeiro e dedica-se à redação do portal FDR.