Nubank reforça procedimentos de segurança para compras online

O Nubank passou a reforçar os procedimentos de segurança para as compras online, o suporte de segurança é o Mastercard Identity Check, antes conhecido como SecureCode: trata-se de uma autenticação de dois fatores exigida por algumas lojas online ao pagar com cartão de crédito.

Nubank reforça procedimentos de segurança para compras online
Nubank reforça procedimentos de segurança para compras online (Imagem:Reprodução/Google)

A transação deve ser autorizada pelo aplicativo para celular, se isso não acontecer, o cartão será bloqueado de forma temporária para impedir fraudes e cobranças indevidas.

Caso a loja online utilize o Mastercard Identity Check, o cliente do Nubank receberá uma notificação no aplicativo para autorizar o pagamento, com as opções “sim” e “não”. 

Assim o aplicativo do Nubank exibirá o valor exato da compra e o nome do estabelecimento em que está sendo realizada a aquisição. 

Também há um período máximo de 5 minutos para que seja autenticada a transação, caso o usuário não escolha nenhuma das opções no aplicativo, a compra não será autorizada e o cartão será bloqueado por um tempo determinado para evitar fraudes.

É possível realizar o desbloqueio de forma mais fácil no aplicativo. A fintech avisou ainda que, se você estiver sem bateria no celular, o prazo para confirmar a compra vai expirar, o cartão será bloqueado temporariamente e a compra será negada

Sendo assim, será possível fazer o desbloqueio quando o celular estiver novamente carregado.

O Mastercard Identity Check vale somente para compras online: afinal, em lojas físicas, há mais elementos obrigatórios para autorizar uma transação (o cartão físico e a senha). O código de segurança pode ser exigido mesmo quando for utilizado o cartão virtual gerado no app.

3D Secure

Os pagamentos realizados por meio do cartão de crédito pela internet normalmente não exigem senhas, basta inserir o número do cartão, a data de validade e o CVV (Card Verification Value), que possui três dígitos. 

As contas de e-mail e de redes sociais têm esse recurso de autenticação de dois fatores, então o mesmo deveria valer para nossos meios de pagamento.

Por conta disso foi criado o 3D Secure, ou 3DS, um padrão de segurança para transações online que envolve três domínios: o emissor do seu cartão, o banco que recebe o dinheiro, e o sistema de interoperabilidade entre eles.

Ele assume nomes diferentes de acordo com a bandeira: Verified by Visa, American Express SafeKey e MasterCard Identity Check.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!