Passo a passo: Veja como emitir CPF de graça com a Receita Federal

A Receita Federal liberou uma excelente ferramenta para as pessoas possam emitir CPF de forma gratuita. O documento é de extrema importância para todos os brasileiros, sendo solicitado em diversas situações. Agora é possível emitir o CPF pela internet via e-mail.

Passo a passo: Veja como emitir CPF de graça com a Receita Federal
Passo a passo: Veja como emitir CPF de graça com a Receita Federal (Foto: Google)

Com o anuncio do auxilio emergencial do governo no valor de R$600, as atenções se voltaram para este documento que é exigido para obtenção do dinheiro.

Pensando em facilitar a vida das pessoas de todas as idades, a Receita então passou a permitir a obtenção do CPF por e-mail. Com esta medida, se evitam as aglomerações de pessoas, uma das principais recomendações contra o coronavírus.

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Confira um passo a passo para emitir CPF:

Documentos exigidos

Para obter o CPF, você vai precisar ter em mãos os seguintes documentos:

Maiores de 16 anos:

  • Documento de identificação com foto, que pode ser: RG atualizado (Se o RG não estiver atualizado será preciso anexar a certidão de nascimento); Carteira de trabalho, Passaporte ou algum outro documento oficial de identificação que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento.

Menores de 16 anos:

  • RG ou certidão de nascimento do menor;
  • RG do responsável, que pode ser a mãe, pai, tutor ou guardião judicial;
  • Se caso o responsável seja o tutor ou guardião, é preciso anexar junto o respectivo termo de tutela/guarda;
  • São aceitos Carteira de Trabalho, Passaporte ou outro documento oficial de identificação que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento.

Pegou tudo certinho? Agora separe também estes documentos:

  • Título de eleitor (facultativo);
  • Comprovante de endereço;
  • Foto de rosto do interessado ou responsável segurando o documento de identidade aberto (frente e verso), onde é preciso aparecer a fotografia e o número do documento legível.

Após estes passos escaneie os documentos em formato PDF de preferência.

Após cumprir todos os passos, é o momento de enviar o e-mail para a Receita Federal. Este processo é simples e fácil. Porém você precisa se atentar a lista abaixo e escolher o endereço de e-mail do seu estado. Confira a lista:

  • Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins –atendimentorfb.01@rfb.gov.br;
  • Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima – atendimentorfb.02@rfb.gov.br;
  • Ceará, Maranhão e Piauí
  • atendimentorfb.03@rfb.gov.br;
  • Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte – atendimentorfb.04@rfb.gov.br;
  • Bahia e Sergipe – atendimentorfb.05@rfb.gov.br;
  • Minas Gerais – atendimentorfb.06@rfb.gov.br;
  • Espírito Santo e Rio de Janeiro – atendimentorfb.07@rfb.gov.br;
  • São Paulo – atendimentorfb.08@rfb.gov.br;
  • Paraná e Santa Catarina – atendimentorfb.09@rfb.gov.br;
  • Rio Grande do Sul – atendimentorfb.10@rfb.gov.br.

Encontrou o e-mail de seu estado? Agora, basta utilizar o serviço sua preferência, escrever um título como “Inscrição no CPF” ou “Emissão de CPF”, além de anexar os documentos com nomes claros do que cada um se refere.

Exemplo:

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Pronto agora é só aguardar a resposta da Receita Federal.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.