Governo recorre a decisão que suspende regularidade do CPF

Regras do auxílio emergencial poderão ser modificadas. Na última semana, o governo decretou uma medida na qual determinava a exigência da análise do CPF para aqueles que fossem se cadastrar no benefício. No entanto, parlamentares recorreram a decisão, afirmando que a mesma estaria prejudicando parte vulnerável da população. Desde então, há um processo em tramitação para definir se o documento passará a ser obrigatório ou não.

Mudanças! Governo recorre a decisão que suspende requisito de CPF regular (Imagem: Reprodução - Google)
Mudanças! Governo recorre da decisão que suspende requisito de CPF regular (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com o ministro da cidadania, Onyx Lorenzoni, a apresentação do CPF deve ser mantida, de modo que possa reduzir o número de fraudes. Ele defende que, sem o número do registro, o governo não consegue monitorar e fiscalizar a situação financeira dos cadastrados.

Leia também: Bolsa Família começa hoje pagamento de R$600!

Para o representante, trata-se de uma medida de segurança, que beneficiará os próprios cidadãos. Nessa quinta-feira (16), Onyx se reuniu com o ministro da justiça, Sérgio Moro, com representantes do Ministério da Economia e da Receita Federal, para deliberar um ofício solicitando que a Advocacia-Geral da União (AGU) recorresse a decisão de suspender a exigência do CPF regular para ter acesso aos R$ 600 do auxílio emergencial.

“Conversei com o ministro Moro, conversamos com Economia, com a Receita Federal, para que a AGU recorra dessa decisão. Porque toda e qualquer abertura e operação no sistema financeiro brasileiro é baseada na identificação da pessoa. Eu acredito que a AGU vá recorrer. Essa é a minha expectativa”, afirmou.

Durante sua fala, o ministro afirmou que, se a medida de suspensão do CPF regular se manter, o governo federal poderá enfrentar problemas financeiros gerados por manifestações nos presídios.

De acordo com ele, mais de 70 mil presidiários já tentaram realizar o cadastramento de acesso ao auxílio, aumentando a possibilidade de fraudes.

Tem 577 mil presidiários que poderão organizar nos presídios usinas de fraude. Como não tem mais como fazer o batimento, ele compra vários chips. Só troca o chip e manda um CPF, da lista que eles adquirem rapidamente”, argumentou.

Leia também: Santander anuncia novo prazo para pagar financiamento de automóvel

Para poder monitorar as solicitações de forma mais precisa, o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, afirmou que os cadastros que não foram aprovados apresentam erros além do CPF, como incompatibilidade no informe de rendas, duplicidade dos endereços e mais.

“A Dataprev está elaborando relatórios que indicam precisamente as causas. Podem ser mais de uma, não apenas o CPF, que impediram que aquela família pudesse se tornar elegível. Isso está sendo trabalhado. Isso vai ser encaminhado à Cidadania, espero que até o final dessa semana, e a Cidadania vai fazer a divulgação desses dados todos”, explicou.

De acordo com os dados do governo federal, mais de 70 milhões de pessoas deverão ser beneficiadas pelo auxílio emergencial. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.