Os estudantes de todo o país que desejam pedir a isenção do Enem 2020, o Exame Nacional do Ensino Médio, devem ficar atentos ao prazo definido pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o calendário, encerra-se nesta sexta-feira (17) o prazo para solicitar o benefício. Na edição do ano passado, cerca de 3 milhões de pessoas solicitaram a isenção da taxa, que custava 85 reais. Na edição do Enem 2020 ainda não foi divulgado o valor do exame.
Leia Também: Prime Cursos: Mais de 200 cursos gratuitos!
Quem tem direito a isenção no Enem 2020?
- Estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública ou tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada.
- Necessário ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo.
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para solicitar é preciso entrar na Página do Participante do Enem. Não há exceções, a única maneira de entrar na fila de requerimento é o formulário digital. Depois das análises dos dados, será validada a isenção.
Vale ressaltar que estudantes isentos de pagamento no Enem 2019 e tiveram falta em algumas das provas, para realizar a solicitação neste ano é necessário apresentar uma justificativa. O sistema indicará, se este for o caso, os documentos necessários para justificar e não ficar de fora da isenção.
Este processo realizado não garante ao participante a inscrição na prova. Isto porque, o candidato deve realizar a inscrição no período de 11 a 22 de maio. Este é o prazo definido pelo MEC para cadastro daqueles que solicitaram ou não isenção do Enem.
Leia Também: Preencheu cadastro do auxílio de R$600 errado? Veja se tem tempo para mudar