Nesta sexta-feira (17), a Caixa Econômica vai começar a repassar o pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial com saque de R$600 para aqueles que se inscreveram por meio do aplicativo do Auxílio ou pelo site.
A Caixa vai depositar o crédito para cerca de nove milhões de informais que não estão inscritos no Cadastro Único do Ministério da Cidadania e fizeram a autodeclaração online.
Leia também: Câmara muda regras de cadastro no site e App do coronavoucher
Hoje, será a vez dos trabalhadores que nasceram em setembro, outubro, novembro e dezembro que vai totalizar 1,958 milhão de informais.
No caso dos beneficiários do Bolsa Família serão 1,359 milhão de pessoas, cujo o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), é igual a 2.
Segundo a Caixa, as informações sobre as pessoas inscritas que estão aptas a receber foram enviadas pela Dataprev ao banco, e são necessárias o período de 48 horas para o início do processamento dos pagamentos.
O calendário para fazer o pagamento do auxílio é diferente para os trabalhadores informais que estão inscritos no CadÚnico. Esses começaram a receber no final da semana passada, de forma escalonada.
Para os beneficiários do Bolsa Família, que também estão inscritos nesse cadastro, o saque de R$600 começou nesta quinta-feira (16).
De acordo com o balanço do banco, foram finalizados 36,7 milhões de cadastros. Os dados estão sendo repassados em lotes à Dataprev, estatal responsável pelo cruzamento das informações e por atestar quem tem o direito de receber o benefício.
Crédito na conta
Os informais que não estiverem no cadastro do governo terão o crédito em uma conta poupança digital aberta pela Caixa, de forma automática, em nome desses trabalhadores. Nessa conta eles vão poder movimentar o dinheiro, fazer transferências bancárias e pagar contas.
Porém, para sacar o dinheiro em espécie, terão que esperar até o fim deste mês. Os saques poderão ser feitos entre os dias 27 de abril e 5 de maio, conforme um cronograma já divulgado pela Caixa, ordenado por mês de nascimento.
Leia também: Caixa divulga data para pagar auxílio aos trabalhadores sem inscrição no CadÚnico
Veja o calendário para o saque em espécie
- 27 de abril: nascidos em janeiro e fevereiro
- 28 de abril: nascidos em março e abril
- 29 de abril: nascidos em maio e junho
- 30 de abril: nascidos julho e agosto
- 4 de maio: nascidos em setembro e outubro
- 5 de maio: nascidos em novembro e dezembro.