Restituição do IRPF 2020 modificou cronograma de pagamento? Confira!

Brasileiros questionam alterações no calendário do Imposto de Renda 2020. Apesar de anunciar a prorrogação do prazo de envio do IRPF 2020, a Receita Federal informou que não haverá mudanças no que diz respeito as datas de pagamento das restituições. Após receber uma série de dúvidas, o órgão afirmou que os dias divulgados seguirão mantidos.

Restituição do IRPF 2020 modifica cronograma para pagamento? Confira! (Imagem: Reprodução - Google)
Restituição do IRPF 2020 modifica cronograma para pagamento? Confira! (Imagem: Reprodução – Google)

Este ano, o pagamento ocorrerá mais cedo do que nas edições anteriores. Os contribuintes que tiverem direito a devolução, passarão a receber a partir do mês de maio. A ordem dos envios acontecerá de acordo com a prestação de contas. Isso significa que, quem mandou a declaração primeiro, terá prioridade na fila.

Leia também: Imposto de Renda 2020: Veja quando incluir os pais como dependentes dos filhos

Calendário das restituições do IRPF 2020

De acordo com a Receita Federal, até a última segunda-feira (13) foram recebidas mais de 10,3 milhões de declarações, o equivalente a 32% do total esperado. A entrega final, que estava marcada para o dia 30 de abril, foi adiada para 30 de junho, mediante a situação do coronavírus.

Quem optar pelas datas da prorrogação, não precisará se preocupar com cobranças de juros e demais taxas. A medida foi validada em parceria com o governo federal, de modo que pudesse permitir que os contribuintes conseguissem ter acesso as suas documentações de validação dos informes, mediante o período da quarentena.

Mudança nas datas de pagamento

Outra data também alterada foi a de pagamento da primeira cota ou cota única. O valor deverá ser quitado até o dia 30 de junho. Para quem optar pelo débito automático ou parcelamento da primeira parcela, o prazo é de 10 de junho.

Leia também: Auxílio emergencial em análise? Saiba como mudar situação e receber R$600

Na segunda contribuição do documento de arrecadação, as novas datas são 11 e 30 de junho. O documento pode ser gerado por meio do site da Receita Federal, de forma gratuita.

É válido ressaltar que o imposto é de caráter obrigatório e implica em publicações na dívida ativa para aqueles que ficarem em estado de inadimplência.

Caso a situação do coronavírus se expanda ainda mais, a Receita deverá publicar quaisquer outras alterações do IRPF 2020.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile