Em meio a pandemia do novo coronavírus, brasileiros de todo o país estão sendo orientados a ficar em casa. Os estabelecimentos de atendimento ao público seguem esquema especial, logo, a realização de serviços via internet cresce. Agências do INSS suspenderam o atendimento presencial. Com isso, o número de requerimentos via portal Meu INSS aumentou, com crescimento de cerca de 15% no último mês.
Em números, foram 284 mil requerimentos em fevereiro. Já em março, houve 326 mil. De acordo com o instituto, atualmente 90 dos 96 serviços do INSS estão disponíveis pelos canais eletrônicos, como o portal na internet e central telefônica 135.
Leia Também: Meu INSS atualiza simulador de aposentadoria com novas regras da Previdência
Pela plataforma é possível evitar, por exemplo, que o beneficiário espere por mais tempo que o necessário para realizar o saque do seu salário e valores atrasados, nos casos de concessão.
A ferramenta permite também fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Veja a lista completa:
- Aposentadoria por idade
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Pensão por Morte rural e urbana
- BPC/Loas
- Certidão de Tempo de Contribuição
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário
- Seguro Defeso do Pescador Artesanal
- Salário maternidade
- Carta de Concessão de Benefício
- Agendamento de Perícia Médica
- Extrato de Imposto de renda
- Cálculo de contribuições em atraso
- Acordos Internacionais
- Excluir desconto de mensalidade associativa do benefício
- Revisão
- Recurso
- Cópia de processo
- Resultado de perícia médica
- Bloqueio do benefício para empréstimo consignado
- Acordos Internacionais
Vale destacar que podem acessar a plataforma todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS.
Mesmo aqueles que estão recebendo auxílio temporário, como salário maternidade, até os aposentados e pensionistas. Além das pessoas que ainda não se aposentaram ou estão em processo.
Leia Também: Quantidade de beneficiados com “coronavocher” é surpreendente; Caixa divulga número
Meu INSS
Lançado em julho de 2018, a iniciativa fez parte das ações tecnológicas desenvolvidas pelo governo para tentar auxiliar em possíveis colapsos de solicitações presenciais ao INSS.
Com a ferramenta foi possível realizar 1,1 milhão de análises automáticas de benefícios no ano passado. E a partir de novas mudanças, a expectativa é de facilitar o uso para diversos brasileiros.