Aposentadoria do INSS com a nova Previdência começa a ser liberada

Milhões de brasileiros que contribuem mensalmente ao INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, estão atentos aos novos critérios definidos pela reforma da Previdência para a concessão de aposentadoria no país.

Aposentadoria do INSS com a nova Previdência começa a ser liberada
Aposentadoria do INSS com a nova Previdência começa a ser liberada (Imagem: Montagem/FDR)

Desde que a reforma foi aprovada, em 12 de novembro de 2019, o órgão ainda não liberou as novas aposentadorias com as regras atualizadas. Isto porque a fila de requerimentos que estavam parados aguardando a atualização do sistema da autarquia poderá finalmente voltar a andar.

Leia Também: 13° do INSS libera pagamento no dia 24; saiba quem recebe!

Com a alteração, realizada neste mês, as concessões já começaram a serem feitas desde o último dia 6. De acordo com o Instituto, há 1,62 milhão de benefícios em análise, sendo 1,14 milhão aguardando há mais de 45 dias – este é o prazo legal definido para entrega de benefícios.

No final do ano passado e ainda nos primeiros meses deste ano, a fila para a análise e entrega dos benefícios do INSS estava parada, por atrasos na entrega dos sistemas necessários para realizar o procedimento considerando as novas regras.

Com isto, houve um atraso em milhares de benefícios. Mas, ainda segundo o órgão, o tempo médio atualmente de concessão é de 72 dias – o que ultrapassa o prazo definido por lei. Dados divulgados são do dia 7 de abril.

A atualização do sistema que possibilita visualizar uma simulação da aposentadoria foi realizada, de acordo com o INSS, no último dia 3. Simulador traz o cálculo das regras de transição para os segurados que já estavam contribuindo para a Previdência Social antes das mudanças aprovadas pelo Congresso Nacional.

Leia Também: Auxílio emergencial começa dia 27 para ESTE grupo de inscritos

Esta funcionalidade está disponível no portal Meu INSS. Ainda é possível realizar o download do aplicativo de mesmo nome para o celular. Neste meio também pode simular se havia direito adquirido ao benefício pelas regras anteriores à reforma.

Por meio do Meu INSS o cidadão solicita aposentadorias, pensões, benefícios assistenciais, atualiza dados cadastrais, bloquea empréstimo consignado, excluí desconto de mensalidades associativas e, envia atestado médico para pedidos de auxílio-doença.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA