Novas regras para empréstimo consignado do INSS serão lançadas em breve!

Nesta segunda-feira (13), o secretário de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, disse que o governo deve encaminhar nos próximo dias um projeto de lei que tem como objetivo ampliar a margem de empréstimo consignado para os aposentados e pensionistas do INSS.

Novas regras para o empréstimo consignado do INSS será lançada em breve!
Novas regras para o empréstimo consignado do INSS será lançada em breve! (Imagem:Reprodução/Google)

Bianco destacou que o governo já realizou mudanças que não dependem das alterações legislativas. 

Leia Também: Auxílio doença concede R$1.045 para trabalhadores que cumprirem ESTAS regras

Na live que foi promovida pela Mag Investimentos, o secretário disse que “Fizemos alterações nos juros e prazo”. O secretário disse que o governo está trabalhando no projeto e pediu “um pouco de paciência”.

A proposta foi anunciada no mês passado, após a primeira leva de medidas de enfrentamento aos efeitos econômicos do coronavírus, mas o projeto de lei ainda não foi apresentado. 

Já foi aprovado pelo Conselho Nacional de Previdência a redução do teto de juros do crédito consignado aos segurados e o alongamento dos prazos de pagamento das operações.

O secretário reforçou também a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a medida provisória “Fizemos alterações nos juros e prazo”, disse em live promovida pela Mag Investimentos. 

“A decisão do ministro Lewandowski chancelou o nosso entendimento”, disse. “Muitos empresários e empregados já estão fazendo acordo e isso traz a segurança necessária”, completou.

Nesta segunda, Lewandowski negou o recurso que foi apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a necessidade dos acordos individuais a serem comunicados aos sindicatos. Foi esclarecido ainda que a medida provisória segue integralmente em vigor.

Bianco disse ainda que confia na decisão do ministro que será confirmada no STF. As ações que questionaram a medida ainda serão discutidas pelo plenário nesta quinta-feira (16), durante uma sessão que será realizada por meio de videoconferência. 

Leia Também: Deputados estudam projeto para prorrogar pagamento do Minha Casa Minha Vida

O empréstimo consignado do INSS ganhou nova taxa de juros de 1,8% contra os 2,08% que eram aplicados até então. A informação foi postada pelo portal do Instituto na internet. Outra tarifa que também foi modificada é do cartão de crédito consignado reduzida de 3% para 2,70%.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA