Em uma período de instabilidade econômica e redução significativa no poder de compra e venda, marcas vem adotando propostas que tem como finalidade superar o momento de crise. Estudos realizados pelo banco de investimentos Itaú BBA, mostra que Mercado Livre, Raia Drogasil, Carrefour, Magazine Luiza e Vivara estão sendo pioneiras nas estratégias de contenção do Covid-19.
De acordo com o levantamento realizado pelo BBA, o posicionamento digital vem sendo um dos principais motivos responsáveis por garantir o sucesso de tais marcas. Na Magazine Luiza, por exemplo, os clientes passarão a contar com entregas de serviços até então não ofertados, como supermercado e farmácia.
Leia também: Como se tornar um parceiro da Magazine Luiza e vender on-line
Atualmente, as entregas online representam cerca de 45% dos negócios da multinacional. Eduardo Galanternick, diretor de e-commerce da Magalu, afirma que a decisão da empresa de ofertar produtos como livros, bens de consumo, beleza e mais, foi necessária para se sustentar durante a fase da pandemia. “Não passaríamos por essa crise vendendo só geladeira fogão e celular”, diz.
Já no Mercado Livre, com a alta demanda por compras online, a ferramenta reavaliou os prazos de entrega e vem reforçando a credibilidade dos produtos ofertados para os clientes.
Além disso, promoções e ampliações dos produtos passaram a fazer parte de seu modo de funcionamento. De acordo com os dados levantados, entre 17 de março e 2 de abril, o e-commerce cresceu cerca de 132% em comparação ao mesmo período em 2019.
Outro nome em destaque é a Drogasil. A marca ganha vantagem por estar inserida em um setor que foi fortalecido ao longo da crise, já que trata-se da comercialização de medicamentos e produtos de higiene e segurança. No entanto, reforçou seus serviços de entrega de modo que pudesse agir de forma mais ágil e garantir a fidelidade de seus clientes.
Leia também: 13° do INSS libera pagamento no dia 24; saiba quem recebe!
Entre os serviços realizados, a Drogasil está atuando na entrega especifica para idosos, considerados grupos de risco pro Covid-19. “O custo de operar nesta crise fica maior, mas passamos a adotar medidas que nos ajudam a trazer satisfação ao cliente”, afirmou o presidente da marca, Marcílio Pousada.
De acordo com o Itaú BBA, os dados não podem ser enxergados como uma avaliação definitiva, mas de certa forma mostram quem está conseguindo marcar espaço mediante a crise.