IRPF 2020: ESTES contribuintes podem receber a restituição antes

Em tempos de incertezas como o que estamos passando diante da pandemia do novo coronavírus, todo dinheiro a mais é bem vindo e pode ajudar. Uma forma de conseguir esta graninha é com a antecipação da restituição do Imposto de Renda (IRPF 2020). O beneficio foi divulgado pelos principais bancos do país para seus correntistas que já enviaram a declaração.

IRPF 2020: ESTES contribuintes podem receber a restituição antes
IRPF 2020: ESTES contribuintes podem receber a restituição antes (Foto: Google)

A taxa de juros que o Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander estão oferecendo fica entre 1,69% a 1,90% ao mês. A Caixa foi o único banco a não fornecer informações sobre a taxa de juros para esta linha de crédito.

Leia Mais: Coronavírus: saque FGTS de R$1.045 é publicado; veja quem vai receber!

Para conseguir a antecipação, é necessário ser correntista em um destes bancos, ter o valor do crédito aprovado e ter inserido os dados bancários para saque da restituição no local que pretende tomar o empréstimo. É necessário ter inserido esses dados na declaração.

Estas linhas de crédito oferecidas pelos bancos contam com taxas de juro menores se comparadas ao cheque especial e ao rotativo do cartão de crédito. Seguindo este procedimento, o banco conta com a garantia de que vai receber o dinheiro e assim consegue ofertar menores taxas de juros.

Quando o cliente for solicitar a antecipação da restituição, os bancos tem o costume de pedir o recibo de entrega da declaração para que possa ter certeza que o contribuinte inseriu sua conta no banco para receber o dinheiro.

Os interessados podem consultar o saldo da restituição do IRPF 2020 antes de enviar os dados à Receita Federal. Após o preenchimento do documento, o programa gerador da declaração vai calcular de forma automática e vai mostrar se o contribuinte terá imposto a pagar ou a restituir.

Para 2020, foram definidos pela Receita cinco lotes de restituição do Imposto de Renda. O primeiro lote começa a ser pago no dia 29 de maio. No ano anterior, foram sete lotes pagos entre junho a dezembro.

Os primeiros dois lotes são preferencialmente pagos para contribuintes que fazem parte de grupos de prioridades como os idosos com mais de 65 anos, deficientes físicos ou com doenças graves.

Leia Mais: Cursos gratuitos ONLINE: veja plataformas que oferecem formação na quarentena

Confira a data dos lotes de restituição do IRPF 2020

  • 29 de maio
  • 30 de junho
  • 31 de julho
  • 31 de agosto
  • 30 de setembro

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.