Expansão da pandemia faz com que governos e prefeituras alterem datas de pagamento dos impostos. Na Grande Vitória (ES), diversas cidades tiveram os prazos de suas contribuições do Imposto Predial Urbano Territorial (IPTU 2020) prorrogados. De acordo com os gestores, a decisão tem como finalidade garantir que os moradores consigam obter recursos durante o período de instabilidade econômica.
Com o primeiro caso notificado em fevereiro, a pandemia do coronavírus está paralisando a economia nacional ao longo dos últimos 30 dias. O país precisou decretar estado de calamidade pública e desde então vem enfrentando uma série de problemas relacionados a saúde e mercado.
Leia também: IPVA e IPTU do DF 2020 são adiados por 90 dias! Veja novas datas
Atentos a esta situação, os políticos vem lançando propostas que têm como finalidade garantir a renda da classe trabalhadora e também o funcionamento das instituições. O atraso nos prazos do IPTU é uma dessas medidas já adotadas em diversos estados, como Pernambuco, Santa Catarina, entre outros.
Novas datas para o IPTU 2020
Em Vitória, os moradores que optaram pelo parcelamento, só precisarão começar a pagar os valores a partir do segundo semestre. As cobranças deverão ser realizadas entre 14 de outubro, 13 de novembro e 14 de dezembro.
Ao todo, de acordo com a prefeitura, serão mais de 175,3 mil imóveis registrados, contabilizando uma arrecadação de cerca de R$ 77,5 milhões.
Em Serra, o pagamento marcado para o dia 15 de abril deverá ocorrer em 15 de junho. Além disso, houve a aprovação da isenção total do pagamento destinado aos aposentados e pensionistas. O prefeito, Audifax Barcelos, reforçou que mesmo com o adiamento, é preciso que a população cumpra a quitação.
Leia também: IPVA 2020: RO prorroga data de vencimento para ESSAS placas; confira
“Estendemos o prazo, mas quem tiver condições de pagar agora, no dia 15 de abril, deve pagar, isso ajuda a cidade. É com esse dinheiro que compramos remédios, cestas básicas, pagamos médicos”. Na região, espera-se uma arrecadação de R$ 50 milhões.
Em Vila Velha, a gestão adiou o prazo da cota única e também da primeira parcela do IPTU. As novas datas agora são 10 de abril e 10 de junho e deverão ser aplicadas para cerca de 215 famílias. A cidade também optou pela isenção para os aposentados e pensionistas.