Começou ontem (9) o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 para ajudar a minimizar os efeitos ocasionados pelo Covid-19. A liberação será feita por meio de depósitos diretos, nas contas bancárias dos beneficiários que poderão retirar a quantia nos caixas eletrônicos ou nas Casas Lotéricas. No entanto, para quem não tiver vínculo com alguma instituição financeira, a Caixa Econômica criou uma conta poupança digital para que estes recebam as transferências.

O serviço funcionará inteiramente online e não contará com a presença de cartões físicos. Quem for contemplado pela modalidade precisará inicialmente fazer um cadastro na plataforma.
Leia também: Auxílio emergencial de R$600 já tem data para pagamento; confira cronograma!
Para isso, é preciso informar dados pessoais como número de documentações, nome completo e data de nascimento. Os registros devem ser feitos por meio do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, que validará a ação.
Na sequência, conforme os dias de pagamentos já divulgados, o beneficiário terá a quantia depositada nessa conta. Para ter acesso a ela de forma física, o mesmo poderá realizar transferências para as contas de algum familiar ou pessoas próximas, de modo que possa sacar o valor.
A portabilidade será gratuita, assim como também a utilização da plataforma, que não aplicará taxas de anuidade, juros ou manutenção. No que diz respeito ao auxílio emergencial, este será liberado três vezes, mas pode ser prorrogado a depender da situação da pandemia.
Conta poupança digital será ampliada pela Caixa
Segundo o presidente da instituição, Pedro Guimarães, mais de 30 milhões de pessoas criarão contas digitais nos últimos dias.
O representante explicou que, mesmo após o encerramento do benefício, a plataforma seguirá sendo utilizada como um novo atendimento ofertado pela rede.
Leia também: 5 dicas sobre como ganhar dinheiro durante a crise do coronavírus
De acordo com ele, trata-se de um movimento estratégico para conquistar novos clientes que até então não são atendidos por demais bancos.
— São milhões de brasileiros que, pela primeira vez da vida deles passarão a ter uma conta de graça e para sempre porque a Caixa não vai fazer cobrança de absolutamente nenhuma dessas contas. Não será um movimento de três meses. É algo estratégico nosso, mais importante agora é criar esse banco de microcrédito — afirmou Guimarães.
A instituição ainda não informou quais os serviços e como funcionarão as contas digitais pós Covid-19, mas alegou que está estruturando as possibilidades.