Pagamento do IPVA 2020 ganha nova data devido ao Covid-19! Veja regras do seu estado

PONTOS CHAVES

  • Datas de pagamento do IPVA 2020 são prorrogadas por conta do Covid-19
  • Estados criam novos calendários de tributação para evitar inadimplência 
  • Atividades presenciais do Detran são suspensas e consultas passam a ser online
  • Estados com novos calendários confirmados

País tem datas dos impostos modificados por causa do Covid-19. Mediante e atual crise econômica, diversos estados estão alterando as datas de quitação do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2020). Os calendários, que tiveram início entre janeiro e fevereiro, deveriam se encerrar ainda nesse primeiro semestre, mas foram prorrogados até o fim do ano.

Pagamento do IPVA 2020 ganha nova data por causa do Covid-19? Saiba como fica seu estado (Imagem: Reprodução - Google)
Pagamento do IPVA 2020 ganha nova data por causa do Covid-19? Saiba como fica seu estado (Imagem: Reprodução – Google)

Por se tratar de um imposto estadual, as datas variam de acordo com as determinações de cada governo. No entanto, de modo geral, o pagamento é obrigatório para todos aqueles que sejam proprietários de veículos em circulação.

Os valores variam de acordo com o ano e tipo do automóvel e há a chance de reajustes e isenções que também são diferentes em cada região.

Leia também: IPVA ES 2020 não muda e 1° vencimento acontece essa semana

Para ter acesso as modificações do IPVA 2020, os contribuintes devem entrar em contato com as agências do Detran de seus estados ou consultar as datas por meio dos sites do órgão. No portal, é possível conferir os novos prazos, reajustes de valores e possibilidades de desconto.

O acesso é simples e solicita apenas o número do Renavam do veículo. Com essa documentação em mãos, o motorista consegue quitar as parcelas online, sem precisar correr o risco de ir até uma instituição financeira.

É válido ressaltar que, a inadimplência do imposto pode resultar na retirada do automóvel, tendo em vista que o mesmo só pode ter sua documentação renovada se as tributações estiverem em dia. Além disso, os devedores ficam sujeitos a terem seus nomes publicados na dívida ativa.

Novas datas do IPVA 2020 por região:

Distrito Federal

Em Brasília, os motoristas ganharão mais 90 dias para poder pagar seus impostos. Região prorrogou o prazo não só do IPVA, como também do IPTU, tendo em vista que há um grande número de contágios por Covid-19 em todo o território.

De acordo com o governo, a decisão foi motivada para não pôr em risco a vida dos contribuintes e também para tentar minimizar o número de inadimplentes, já que nesse momento a crise econômica afeta todos. Desse modo, as datas abaixo passam a ser prorrogadas por mais três meses.

Calendário IPVA 2020 DF

Final da placa 1 e 2

  • Terceira parcela: 13/04/2020

Final da placa 3 e 4

  • Terceira parcela: 14/04/2020

Final da placa 5 e 6

  • Terceira parcela: 15/04/2020

Final da placa 7 e 8

  • Terceira parcela: 16/04/2020

Final da placa 9 e 0

  • Terceira parcela: 17/04/2020

Goiás

Outra região que também adiou o pagamento foi o estado de Goiás. O anuncio foi feito nas últimas semanas, determinando novas datas e também formas de pagamento para os contribuintes.

A mudança foi direcionada para os veículos com o número final da placa de 1 a 6, tendo em vista que estes seriam os próximos a prestar conta. Os demais, por enquanto, deverão seguir o mesmo cronograma, publicado abaixo.

Leia também: Estou desempregado, tenho direito aos R$600? VEJA AQUI!

O pagamento não sofrera cobrança de juros nem no IPVA, nem no licenciamento e fica sujeito a novas alterações a depender do desenvolvimento da pandemia.

Calendário IPVA 2020 GO

Final da placa 1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela
1 30 de janeiro 27 de fevereiro 6 de agosto
2 5 de fevereiro 5 de março 6 de agosto
3 2 de março 6 de julho 6 de agosto
4 1 de junho 6 de julho 6 de agosto
5 1 de junho 6 de julho 6 de agosto
6 1 de junho 6 de julho 6 de agosto
7 6 de julho 6 de agosto 3 de setembro
8 6 de agosto 3 de setembro 6 de outubro
9 3 de setembro 6 de outubro 5 de novembro
0 30 de setembro 30 de outubro 30 de novembro

 

Paraíba

Em João Pessoa e demais cidades da Paraíba, o governo optou por prorrogar o prazo da entrega das documentações que garantem a isenção no pagamento do IPVA. A nova data ficou fixada até o dia 30 de junho e permitirá que a classe ainda tenha direito a liberação do pagamento.

No que diz respeito a prestação de contas para aqueles que são de caráter obrigatório, os veículos com as placas finais 3, 4 e 5 ganharam novos prazos. A decisão já foi oficializada por meio de um decreto estadual que proíbe, também, expediente presencial nas unidades do Detran PB.

Calendário do IPVA 2020 PB

Final de placa Prazo
3 30 de junho
4 31 de julho
5 31 de agosto

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA