O auxílio emergencial, ofertado pelo governo federal para conter os efeitos do Covid-19, será liberado para os brasileiros desempregados, microempreendedores e autônomos de baixa renda. Seu cronograma oficial já foi divulgado e se estenderá até o mês de maio. Terão preferencia no pagamento, os brasileiros que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), confira abaixo como acessar o aplicativo.
Desenvolvida em parceria com a Caixa Econômica, a ferramenta é gratuita e pode ser acessada em qualquer celular IOS ou Android. São obrigados a preencher o formulário apenas quem não tem inscrição no Cadastro Único.
Para baixar o sistema, basta ir nas lojas de aplicativos dos aparelhos ou clicar nos seguintes links:
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio
iPhone: https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331
Antes de efetuar o cadastro, certifique-se de que trata-se do aplicativo oficial, tendo em vista que já há muitas fraudes em circulação. Seu nome é “Caixa Auxílio Emergencial” e tem a validação do governo federal.
Preenchimento do formulário
Ao instalar o app no celular é preciso dar início ao preenchimento dos dados. O aplicativo solicitará informações como: nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe. Na sequência, deverá repassar também seus comprovantes de renda e situação de emprego.
Leia também: COMEÇA HOJE: Pagamento dos R$600 a informais inscritos no CadÚnico
A próxima etapa é feita como uma avaliação familiar. Para isso, o usuário deverá informar o número de pessoas que morem em sua casa, nível de dependência, idades e o quantitativo de chefes de família.
Registro Bancário
Quanto ao funcionamento do pagamento, o candidato deve informar se tem conta corrente ou poupança em alguma instituição financeira e repassar os dados bancários. Aqueles que não forem vinculados a algum banco, precisarão criar uma conta digital pela Caixa.
Para isso, basta informar mais alguns dados, como o número da identidade e carteira de habilitação. O registro será gratuito e não cobrará taxas de manutenção, anuidade ou juros.
Por fim, basta confirmar a ação, esperar receber o código de acompanhamento da aprovação e monitorar o calendário da liberação.
Não tenho registro no CadÚnico, e agora?
A inscrição no Cadastro Único não garante o acesso imediato ao auxílio de R$600. Na verdade, esse banco de dados está sendo usado para conferir os dados informados pelos cidadãos.
Além disso, com as informações do CadÚnico o governo consegue ter acesso as respostas que são preenchidas no aplicativo. Por exemplo: nome completo, CPF, renda, dados bancários e situação empregatícia.
Por isso, o pagamento para quem faz parte do programa acontece primeiro. No entanto, não estar inscrito não significa perder a chance de receber o benefício, apenas será preciso aguardar um pouco mais.
Calendário do auxílio emergencial
Primeiro pagamento
- Pessoas registradas no Cadastro Único com conta no Banco do Brasil ou Caixa: 9 de abril
- Pessoas registradas no Cad-Único, correntistas em outros bancos: 14 de abril
- Pessoas sem registro no CadÚnico, MEI, autônomos e desempregados: 14 de abril
- Inscritos no Bolsa Família: a partir de 16 de abril
Leia também: Covid-19: 2 milhões de requerimentos pedem suspensão de dívidas em bancos
Segundo pagamento
- Nascidos em janeiro, fevereiro e março: 27 de abril
- Nascidos em abril, maio e junho: 28 de abril
- Nascidos em julho, agosto e setembro: 29 de abril
- Nascidos em outubro, novembro e dezembro: 30 de abril
- Beneficiários do Bolsa Família: 18 de maio
Terceiro pagamento:
- Nascidos em janeiro, fevereiro e março: 26 de maio
- Nascidos em abril, maio e junho: 27 de maio
- Nascidos em julho, agosto e setembro: 28 de maio
- Nascidos em outubro, novembro e dezembro: 29 de maio
- Beneficiários do Bolsa Família: 17 de junho