CadÚnico: Governo esclarece o que NÃO precisa ser feito para receber auxílio

Liberação do auxílio emergencial viola decreto de isolamento e gera lotações nas unidades de atendimento do Cadastro Único. Nessa terça-feira (7), diversos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), amanheceram com filas de espera de pessoas que desejavam se cadastrar na plataforma do CadÚnico para poder receber o valor de R$ 600. Mediante a situação, os governos estaduais estão emitindo comunicados para solicitar a evacuação dos espaços.

CadÚnico: Governo esclarece o que NÃO precisa ser feito para receber auxílio (Imagem: Reprodução - Google)
CadÚnico: Governo esclarece o que NÃO precisa ser feito para receber auxílio (Imagem: Reprodução – Google)

No Recife, o centro de atendimento localizado no Bairro de Santo Amaro, começou a receber pessoas ainda na madrugada. Segundo a população, eles estavam ali para poder realizar seus registros, pois precisavam ter acesso ao auxílio emergencial.

Leia também: CadÚnico, o cadastro do ‘coronavoucher’: veja como consultar

Mediante a situação, a gestão municipal reforçou a afirmação de que ir até uma unidade de atendimento presencial não irá influenciar na liberação do pagamento. Para poder ter acesso a quantia, a população precisaria ter feito o cadastro nos Cras até o último dia 20.

Após esse período, a opção ofertada foi o registro digital, realizado por meio do site e aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. Para esse grupo, o calendário de pagamento terá início amanhã (9).

“A gente faz o apelo para que as pessoas não procurem o CadÚnico, nem os Cras. Isso não é necessário. O governo federal já extraiu a base das pessoas que estão no sistema, então a pessoa que fizer o cadastro hoje ou amanhã não vai servir para essa finalidade”, explicou Anália, coordenadora do CadÚnico do Recife.

De acordo com ela, a população precisa seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde e procurar pelos atendimentos eletrônicos, que ganharão reforços para atender as demandas.

“Caso a pessoa se enquadre no perfil dos R$ 600, ela vai receber independente da ida ao CadÚnico“, disse.

Leia também: Vai antecipar o auxílio doença? Entenda as regras antes da solicitação

Formas de consulta ao CadÚnico

No Recife, quem desejar fazer alguma consulta pode acessar pela internet ou pelo telefone 0800 707 2003, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h, nos finais de semana e feriados.

Nesse primeiro grupo, receberão aqueles que foram registrados no Cad-Único até o dia 20 de março e são correntistas do Banco do Brasil ou da Caixa. Na sequência, os valores serão liberados para as demais instituições e novos perfis registrados.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA