Doria faz novo pronunciamento e comércios ficarão fechados por mais tempo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), comunicou ontem (6) em uma coletiva de imprensa que vai estender o período de isolamento social por conta do avanço do coronavírus por mais 15 dias, indo até 22 de abril, sem flexibilização. Todo o estado de São Paulo está em isolamento desde o dia 24 de março.

Doria faz novo pronunciamento e comércios ficarão fechados por mais tempo
Doria faz novo pronunciamento e comércios ficarão fechados por mais tempo (Foto: Google)

O anúncio do prolongamento da quarentena se deu em uma entrevista coletiva onde Dória levou médicos do Centro de Contingência contra o coronavírus para que eles pudesse falar com mais profundidade a importância de se continuar em quarentena.

Leia Mais: Bradesco anuncia crédito de R$10 milhões para médias empresas

“Não pauto minhas ações por populismo, pauto minhas ações pela ciência e pela opinião médica”, disse Doria, acrescentando que “nós vamos proteger vida, nós vamos tratar de salvar vidas. Depois de salvar vidas, vamos salvar a economia”.

Neste período de quarentena, permanecem abertos apenas serviços essenciais como farmácias e supermercados. O restante do comércio, como bares, restaurantes e espaços para atividades culturais, permanecem fechados.

Existe uma grande pressão dos lojistas para que o comércio seja retomado. Até mesmo o presidente Jair Bolsonaro defende a volta imediata dos trabalhadores a suas respectivas atividades.

Mesmo diante destas pressões, Doria mantém sua posição e não abre mão do isolamento social como uma das formas mais eficazes para impedir a proliferação do vírus.

Diante do posicionamento de Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo o questionou de forma critica. “Estão todos errados? Será que um único presidente da república do mundo é o certo?”, afirmou.

José Henrique Germann, secretário da Saúde, afirmou que se as medidas de isolamento não tivessem sido tomadas, o número de pessoas infectadas e mortas seria dez vezes pior, segundo estimativas do governo.

Já o presidente do Instituto Butantã, Dimas Tadeu Covas, disse que estudos comandados por epidemiologistas, mostraram que aconteceu uma redução na mobilidade social de 56% em todo o Estado. Porém, ele afirmou que esta porcentagem precisava ser de 60% para se tornar ideal.

Para finalizar, Doria reforçou a obrigatoriedade da população de se manter em casa, em isolamento social e lembrou que a decisão é constitucional e deve ser obedecida.

Leia Mais: Vagas abertas: 102 oportunidades em Piracicaba com inscrição imediata!

“Não é uma deliberação que pode ou não ser seguida. Ela deve ser seguida por todos os 644 municípios, além da capital de São Paulo”, encerrou.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.