Após receber críticas, Onyx Lorenzoni ministro da Cidadania, comunicou que o auxílio de R$600 para os trabalhadores informais que não estão inscritos no cadastro único, deve começar nesta quinta-feira (9).
As criticas aconteceram pelo fato dos mais necessitados serem os últimos a terem direito ao recebimento do voucher. Segundo o ministro, o pagamento nesta semana será possível porque amanhã (7) será lançado pela Caixa Econômica um aplicativo para celular no qual estes trabalhadores poderão se cadastrar.
Leia Mais: IRPF 2020: ESTES 5 erros podem te prejudicar na declaração
Após o cadastro, o trabalhador terá que esperar apenas oito horas para saber se tem direito ou não ao recebimento do voucher de auxílio. Esta autorização depende dos requisitos da lei. Ao ser aprovado, o dinheiro será depositado na conta do trabalhador.
O ministro disse que ” Ele [aplicativo] vai ser super simplificado, não vai trazer nenhuma taxa, nenhum ônus às pessoas e vai permitir que ou pela Web, pela internet, ou pelo celular as pessoas possam fazer seu cadastramento para permitir que, em torno de 48 horas posteriores a esse cadastramento, aqueles que cumprirem todos os requisitos que a lei nos exige a acompanhar, esse recurso estará creditado”.
Onyx complementa dizendo que o número de trabalhadores informais que não constam no cadastro oficial está entre 15 a 20 milhões e que o governo tem que agir rapidamente para ajudar este público. Porém, a segurança é importante para que o dinheiro não seja direcionado a golpistas.
Se o trabalhador informal já possuí inscrição do CadÚnico, colocando o CPF no aplicativo ele será identificado mais facilmente e com isso, o dinheiro chegará mais rápido.
Além do aplicativo de celular e site, os trabalhadores também poderão contar com uma central de atendimento para orientações sobre o auxílio de R$600.
Os trabalhadores terão que fazer autodeclaração de renda própria e da família. Os detalhes e o calendário de pagamento serão fornecidos pelo banco ainda essa semana.
Leia Mais: Precatórios liberados em 2020 podem ser antecipados com pedido da OAB
Também foi confirmado pelo ministro que as pessoas que recebem o Bolsa Família, terão acesso ao pagamento do voucher a partir de 16 de abril, de acordo com o calendário de pagamentos do programa.