Novo FGTS vai tirar direito à multa de 40% sobre o fundo? Veja aqui!

A nova modalidade de saque do FGTS, mais conhecida como saque-aniversário, ainda gera algumas dúvidas. Esta nova modalidade de recebimento do fundo de garantia já foi aderida por cerca de 1,5 milhão de trabalhadores. Os beneficiários nascidos em Janeiro e Fevereiro já podem realizar o saque este mês.

Novo FGTS vai tirar direito à multa de 40% sobre o fundo? Veja aqui!
Novo FGTS vai tirar direito à multa de 40% sobre o fundo? Veja aqui! (Imagem: Reprodução/Google)

São cerca de 530 mil trabalhadores que receberão os valores do saque-aniversário neste primeiro prazo estipulado pelo calendário do FGTS. Ao todo, serão 896,4 milhões sacados por estes optantes.

Leia Mais: Valor do seguro desemprego: saiba quanto tem direito a receber

Devido a pandemia do coronavírus, o saque digital do FGTS através do aplicativo FGTS é o recomendado no momento. O dinheiro pode ser transferido para qualquer conta de qualquer banco sem cobrança de taxas.

O saque-aniversário permite que o trabalhador saque anualmente um percentual de seu FGTS no mês de seu aniversário. Escolhendo esta modalidade, em contra partida, o funcionário fica sem direito ao saque rescisão em caso de demissão sem justa causa.

O que não muda é a multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em caso de demissão sem justa causa, e todas as demais modalidades de saque, que incluem a multa rescisória, por exemplo.

Saques ficam mantidos, como para a compra da casa própria, doenças graves, aposentadoria e outros casos que já estão previstos anteriormente na lei.

Calendário saque aniversário FGTS

Valor de saque

Os trabalhadores poderão receber entre 5% a 50% do fundo, dependendo do quanto já possuem conta. Também foram inclusas parcelas adicionais que devem fazer parte do saque aniversário do FGTS.

Leia Mais: Coronavoucher vai incluir motorista de app, taxista e mais profissionais!

As alíquotas aplicadas sobre o fundo foram definidas nesta tabela:

Fonte: Caixa

Os trabalhadores que quiserem migrar para o saque-aniversário devem acessar o site da Caixa Econômica, ou aplicativo.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile