ALÍVIO: IRPF 2020 tem nova data limite divulgada e você ganha mais tempo para declarar

Após vários pedidos, finalmente o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2020) foi adiado. A nova data final ficou para 30 de junho. O motivo para o adiamento está ligado a pandemia do coronavírus.

IRPF 2020: nova data foi anunciada e você ganha mais tempo para declarar
IRPF 2020: nova data foi anunciada e você ganha mais tempo para declarar (Foto: Google)

José Tostes Neto, secretário especial da Receita Federal, disse que a decisão de adiar a data final de entrega da declaração se deu após receber vários relatos de pessoas que enfrentavam problemas para concluir a declaração.

Leia Mais: Calendário do PIS/PASEP 2020-2021 é divulgado! Confira as datas

Como a recomendação é permanecer em isolamento domiciliar, muitos documentos podem ficar inacessíveis neste momento.

“Há dificuldade momentânea de ter acesso a documentos necessários. Considerando isso, tomamos essa decisão”, disse José

O Fisco já recebeu 8,2 milhões de declarações até a última segunda-feira (30). Isto equivale a 25% das 32 milhões de declarações esperadas pela Receita este ano.

Como muitos brasileiros acabam deixando as entregas para os últimos dias, de 20% a 30% das declarações só são entregues na últimos dez dias.

Mesmo com o adiamento do prazo, o contribuinte que não cumprir o novo vencimento também fica sujeito a multa que vai de R$ 165,74 a até 20% do imposto devido.

Quanto mais cedo é feita a entrega da declaração, sem erros ou inconsistências, mais cedo a restituição pode acontecer. Lembrando que no primeiro lote os idosos, pessoas com doenças graves e deficientes físicos ou mentais, tem recebimento prioritário.

Leia Mais: Gás alcança R$130 em SP e Procon reage

Quem deve declarar o IRPF 2020

 

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile