4 mudanças do INSS durante a quarentena que vão AFETAR você

Com as recomendações de se evitar aglomerações e de se manter o isolamento social, medidas estão sendo tomadas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. As agências do INSS estão fechadas. Com isso, a orientação do instituto é que os segurados utilizem o aplicativo Meu INSS para resolver pendências ou obter informações.

4 mudanças do INSS durante a quarentena que vão afetar você
4 mudanças do INSS durante a quarentena que vão afetar você (Foto: Google)

Confira quatro mudanças no INSS

Leia Mais: Coronavírus: trabalhadores infectados não precisam apresentar atestado em novo prazo

Como foi dito, todas as agências estão fechadas e é recomendado o uso do aplicativo e site Meu INSS para os segurados. Para quem preferir, basta ligar para o número 135. O horário de funcionamento da central é de segunda a sábado das 7:00 as 22:00.

O aplicativo Meu INSS está disponível para celulares e tablets e também através do portal que pode ser acessado em computadores. O portal agiliza o tempo de quem precisa fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas.

O segurado pode consultar e acompanhar todas as suas informações de vida profissional, como por exemplo, dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

Tanto no aplicativo quanto quanto no site Meu INSS, os beneficiários podem formular pedidos, consultar e também acompanhar o andamento de processos.

Outras facilidades encontradas no aplicativo são a simulação da aposentadoria, envio de documentação, consulta de vínculos trabalhistas e extratos de recolhimento. O calendário de pagamento dos benefícios também está disponível.

Para baixar o aplicativo, vá na loja de aplicativos de seu celular e procure por Meu INSS. Após o download, faça o cadastro com as informações pedidas ou vá para o login se já for registrado.

O INSS está colocando em prática várias medidas para se evitar a proliferação do coronavírus. Uma delas é o adiamento por 120 dias do cronograma de bloqueios de pagamentos e suspensão do BPC como forma de evitar deslocamentos de pessoas que fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus como por exemplo, os idosos.

Também ficou suspenso por 120 dias a realização da prova de vida, processo responsável por identificar a vitalidade dos aposentados e pensionistas que recebem os salários.

Leia Mais: Coronavoucher vai incluir motorista de app, taxista e mais profissionais!

Neste momento é importante seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde e permanecer em casa. O Meu INSS está a disposição para resolução do que for possível neste momento.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile