Informe de rendimento do INSS pode ser acessado por novo canal; confira!

Já está em andamento o período para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 e mesmo diante da pandemia não existe nenhuma previsão de extensão do prazo que se encerra em 30 de abril. Portanto, se você é aposentado ou pensionista, está organizando sua declaração e precisa do informe de rendimento do INSS, agora pode obtê-lo em mais um canal.

Informe de rendimento do INSS pode ser acessado por novo canal; confira!
Informe de rendimento do INSS pode ser acessado por novo canal; confira!(Foto: Google)

O Informe de rendimentos é de extrema importância e deve constar na declaração do Imposto de Renda. Para obtê-lo o INSS criou um novo canal através do site https://extratoir.inss.gov.br . Ao acessá-lo, basta inserir as informações pedidas.

Leia Mais: IR 2020: deputados enviam proposta para prorrogar prazo da declaração

Além do novo canal, já era possível conseguir o documento pelo portal e aplicativo Meu INSS, usando login e senha que devem ser cadastrados previamente ou no momento do primeiro acesso.

A consulta ao informe de rendimentos também acontece através de bancos parceiros pagadores de benefícios do INSS aos seus correntistas.

Para tal é preciso acessar o site dos bancos (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Siccob e Sicredi) e seguir as instruções.

Importante lembrar que o atendimento em todas as agências do INSS estão suspensas até o dia 30 de abril.

Informe de rendimento do INSS

O documento mostra o histórico de vida laboral do aposentado ou pensionista. Isto é, quais depósitos foram feitos, quantos saques, valor da aposentadoria.

E mais, mostra se houve empréstimo, aumento do valor da pensão ou duração da mesma. Por meio dele é que o contribuinte comprova o quanto recebeu no ano anterior ao do envio da declaração.

Cadastro no Meu INSS

Para se cadastrar no portal Meu INSS, é preciso colocar o CPF e clicar em “Crie sua conta”. Uma segunda tela se abrirá para o preenchimentos de seus dados pessoais, como nome e CPF (campos obrigatórios), além de e-mail e número de telefone.

Durante o processo, você deve informar também o nome da mãe e data de nascimento. Após o preenchimento dos dados, responder o questionário será necessário para a conclusão do cadastro. Nele você encontrará perguntas sobre sua vida trabalhista e previdenciária.

Leia Mais: Declaração do MEI recebe nova data de entrega com prorrogação

Lembrando que apesar de pedidos já realizados, não existe nada concreto sobre a ampliação do prazo de entrega do IRPF 2020 que se encerra em 30 de abril.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.