Prazo do INSS para responder seus pedidos é negociado com MPF

Nova proposta tenta amenizar crise do INSS. Nessa semana, o Instituto Nacional do Seguro Social vem negociando, com o Ministério Público Federal (MPF), a possibilidade de paralisar as modificações nas filas de espera de análise dos benefícios. De acordo com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, a medida deseja por fim a blindagem jurídica, de modo que nenhum processo ganhe vantagem sobre os demais casos.

Prazo do INSS para responder pedidos é negociado com MPF (Imagem: Reprodução - Google)
Prazo do INSS para responder pedidos é negociado com MPF (Imagem: Reprodução – Google)

Para sustentar seu argumento, Rolim explica que as alterações e antecipações feitas pela justiça acabam por atrapalhar e atrasar ainda mais o andamento dos benefícios. Segundo ele, ao “fura a fila”, o poder judiciário corrompe as análises em andamento, gerando um conflito no sistema do instituto.

Leia também: INSS fora de área! Saiba como fazer para solicitar serviços

A negociação prevê um prazo máximo de 60 dias para os pedidos que estão sob proteção da justiça. Mas, de acordo com o representante, o tempo deverá ser reduzido, ficando com o prazo médio de 45 dias.

Ele afirma que, caso a proposta seja acatada, espera-se que nos próximos 6 meses as filas que já ultrapassam mais de 1 milhão de pessoas sejam zeradas.

O texto da medida ainda está sendo formulado e deverá ser enviado ao MPF ainda nas próximas semanas. Ele está sendo formulado em parceria com um comitê técnico, composto por integrantes do MPF, da Defensoria-Pública da União (DPU), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU).

 “A ideia é ter uniformidade. Se conseguir um acordo com o INSS de que ele vai analisar processos em tanto tempo, talvez o Judiciário possa negar mandados de segurança para tentar furar a fila”, ponderou a procuradora regional da República Zélia Pierdoná, integrante da comissão.

Sobre a crise do INSS

Iniciada desde novembro de 2019, trata-se da maior fila de espera da história do instituto. O principal motivo está relacionado a aprovação da reforma da previdência, no dia 13 de novembro, que modificou as leis de validação dos auxílios.

Veja mais: Auxílio emergencial de R$600 incluí pais solteiros e mães adolescentes

De lá pra cá, o portal do Meu INSS vem passando por uma série de modificações, mas ainda não contempla todas as novas regras. Além disso, o governo vem enfrentando atrasos nos relatórios administrados pela Data Prev, empresa responsável por coletar os dados de todos os segurados brasileiros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.