Quer receber o saque aniversário do FGTS? Aprenda como!

Trabalhadores que quiserem receber valores referentes ao saque aniversário do FGTS ainda esse ano, devem ficar atentos. Encerra-se hoje (31) o prazo para fazer a portabilidade no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para nascidos em março. A transferência deve ser realizada por meio do site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal e tem validade imediata. O calendário de pagamentos começará a partir do mês de abril e se estenderá até dezembro.

Quer receber o saque aniversário do FGTS? Aprenda como!(Imagem: Reprodução - Google)
Quer receber o saque aniversário do FGTS? Aprenda como! (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder fazer a portabilidade, é preciso que o beneficiário esteja registrado no FGTS. Ele deverá acessar sua conta, pelo aplicativo da Caixa e, ao abrir na tela inicial, selecionar a opção “saque aniversário”.

Leia também: Vai fazer o saque do FGTS de R$500 a R$998? Saiba como receber

A plataforma apresentará um conjunto de regras do benefício, nas quais, entre outras coisas, determina a proibição do saque rescisão e a carência de 2 anos em caso de desistência.

Ao ler e conferir as informações, será preciso confirmar que está ciente da mesma e apertar no dispositivo de aprovação da mudança. O registro será feito automaticamente e não solicita demais processos como comprovante de documentação ou presença física nas agências bancárias.

Para quem desejar fazer a mudança pelo site da instituição, o procedimento é o mesmo. Basta acessar Caixa.gov.br e ir até a opção FGTS. Nela, informe os dados de acesso, como data de nascimento, número do NIS e nome completo para fazer login na área restrita.

Feito isso, é preciso selecionar a opção ‘saque aniversário’, confirmar o conhecimento sobre as regras de funcionamento e aprovar a transação.

Datas e ordem de pagamento

Por se tratar de um auxílio que leva em consideração a data de nascimento para poder definir a ordem de pagamentos, os nascidos no mês de março terão até o dia 31 de março para poder usufruir da medida ainda esse ano.

Caso optem por solicitar a portabilidade a partir dos próximos dias, terão seus depósitos realizados apenas em março de 2021.

Leia também: IPVA 2020 de Minas Gerais tem novo vencimento para funcionários públicos

No entanto, quem já fez a transferência, deve ficar atento as datas da liberação. Por se tratar da primeira rodada, até o mês de maio o saque aniversário não contemplará as datas de nascimento. Receberão em abril os brasileiros nascidos em janeiro e fevereiro, organizando o mês de saque com o mês de nascimento a partir de junho.

O valor de pagamento varia de 5% a 50% do fundo disponível. É possível simular a quantia no aplicativo e portal do FGTS.

Calendário especial do saque-aniversário FGTS em 2020

Mês de aniversário Mês de saque
Janeiro Abril a Junho de 2020
Fevereiro Abril a Junho de 2020
Março Maio a Julho de 2020
Abril Maio a Julho de 2020
Maio Junho a Agosto de 2020
Junho Junho a Agosto de 2020
Julho Julho a Setembro de 2020
Agosto Agosto a Outubro de 2020
Setembro Setembro a Novembro de 2020
Outubro Outubro a Dezembro de 2020
Novembro Novembro a Janeiro de 2021
Dezembro Dezembro a Fevereiro de 2021

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.