Prova de vida INSS: Como funciona? Quando é preciso fazer? O que levar?

Se você é um beneficiário, tutor ou curador de um dos benefícios ofertados pelo INSS, é preciso saber que a prova de vida é obrigatória e precisa ser feita todo ano pra evitar o bloqueio de pagamentos do INSS. Entenda a importância do procedimento e conheça o calendário da prova de vida INSS.

Prova de vida INSS: Como funciona? Quando é preciso fazer? O que levar?
Prova de vida INSS: Como funciona? Quando é preciso fazer? O que levar? (Imagem: Montagem FDR)

Para que serve a prova de vida INSS?

Como instrumento de proteção à seguridade social, o INSS, tem como objetivo levar os recursos da previdência para a população que precisa e se enquadra nos requisitos para o recebimento.

Para isso, o INSS tem diversos procedimentos para garantir que os benefícios cheguem até aqueles que realmente precisam, evitando o enriquecimento ilícito de fraudadores e golpistas.

Entre os procedimentos adotados está a prova de vida INSS. Desde 2012, a previdência exige que os beneficiários compareçam a cada ano nas instituições bancárias onde recebem o salário mensalmente.

Prova de vida do INSS: Como funciona? Quando é preciso fazer e o que levar?
Prova de vida do INSS: Como funciona? Quando é preciso fazer e o que levar?

Além de evitar que familiares continuem recebendo o benefício de pessoas que já faleceram, essa medida também evita outros golpes em que criminosos recebem os pagamentos em nome do beneficiário.

Quem precisa fazer a prova de vida?

Segundo as regras da previdência, todos os aposentados e pensionistas do INSS, que recebem o benefício há um ano ou mais, devem fazer a prova de vida.

O procedimento vale para todos os tipos de beneficiários, que recebem o seu pagamento via conta corrente, poupança ou cartão magnético.

Quando fazer a prova de vida do INSS?

Segundo a rotina do INSS, a prova de vida deve ser feita uma vez a cada 12 meses. O calendário para realizar o procedimento pode variar de acordo com o banco que realiza os pagamentos.

A contagem de 12 meses pode levar em conta o aniversário do beneficiário ou do benefício, ou seja, para quem faz aniversário em janeiro e começou a receber o benefício em um mês de julho, pode ser convocado em algum desses dois meses, isso depende do banco onde recebe.

É importante lembrar que beneficiários há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida, têm o seu benefício bloqueado e só podem realizar o saque após fazerem o procedimento em seu banco.

Após o bloqueio por falta da prova de vida, os pagamentos são bloqueados por até 6 meses, se o beneficiário não se regularizar nesse período, o benefício é cessado.

Quem recebe 2 benefícios, como Pensão por Morte + Aposentadoria, precisa fazer a prova de vida para cada um deles.

Como fazer a prova de vida INSS? (Passo a Passo)

Para realizar a prova de vida, o beneficiário deve ir pessoalmente até à agência bancária onde recebe seus pagamentos e apresentar um documento de identificação original com foto, podendo ser:

  • Carteira de identidade (RG)
  • Carteira de trabalho
  • CNH

Alguns bancos já permitem a biometria nos caixas de autoatendimento! Aqueles que não puderem ir à agência, por motivos de doença ou dificuldade de locomoção, podem fazer a prova de vida por meio de procurador, desde que devidamente cadastrado no INSS.

O passo a passo para agendar prova de vida domiciliar ou hospitalar pelo aplicativo ou siteMeu INSS“.

  • O beneficiário deve clicar na opção ‘Agendamentos/Requerimentos’
  • Clicar em ‘Novo Requerimento’ e digitar na busca ‘prova de vida’; o resultado mostrará a opção ‘Realizar Prova de Vida (situação excepcional – atendimento presencial’
  • Escolha a opção mais adequada (dificuldade de locomoção ou maior de 80 anos) quando for o caso
  • Confirmar data de agendamento e aguardar o dia!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!