Com a expansão da pandemia em todo o território nacional, as instituições bancárias passaram a prorrogar o prazo de pagamento dos financiamentos de imóveis e automóveis. Os prazos variam de acordo com cada marca, podendo chegar até a 60 dias. Segundo os gestores de cada banco, a ação tem como finalidade conter os efeitos da crise gerada pelo coronavírus e deverá se manter até que o mercado de estabilize.
Quem desejar prorrogar os pagamentos deve ficar atento e se informar sobre as regras validas para cada instituição. Bradesco, Caixa, Itaú, Santander, entre outras, estão ofertando condições especificas para seus correntistas.
Leia também: IR 2020: deputados enviam proposta para prorrogar prazo da declaração
A ideia é que durante o período de instabilidade econômica, as taxas de juros e multas passem a ficar suspensas ou sejam aplicadas de forma reduzida, de modo que os clientes consigam obter recursos para circular no mercado.
Os procedimentos estão sendo realizados em múltiplas plataformas e variam de acordo com cada banco.
Opções de financiamentos de imóveis e carros
- Caixa
A Caixa está ofertando atendimento tanto pelas plataformas digitais, quanto em suas unidades. Os interessados devem acessar o site oficial da instituição e ir até a aba do serviço que desejará remarcar.
Além disso, há também consultas e SAC por meio do WhatsApp, pelo telefone 0800-726 8068; ou pelo Telesserviço (telefones 3004-1105 para capitais ou 0800-726 0505 para demais cidades), de segunda a sexta feira, das 8h às 20h.
- Itaú
Quem desejar esticar o prazo pelo Itau terá que entrar em contato pelas centrais de atendimento da instituição. Nas capitais e regiões metropolitanas a ligação deve ser feita por meio do 0800-729-0234.
No caso daqueles que desejarem aumentar o tempo de pagamento dos financiamentos imobiliários o número é 4004-7051 ou 0300-789-7051. O serviço funciona das 08h às 21h, de segunda a sexta-feira.
Leia também: iFood e Nubank se unem para beneficiar correntistas da fintech
- Santander
Se você estiver vinculado ao Santander, fique atento. A marca criou um portal exclusivo para poder ajudar os clientes a prorrogarem seus pagamentos.
Inicialmente, o serviço estará disponível apenas para linhas de crédito pessoal, preventivo, direto ao consumidor e imobiliário. No entanto, segundo a instituição, em breve o atendimento para veículos começará a ser ofertado.
Outra ação que já está em vigor é o acréscimo de 10% no limite dos cartões de créditos de todos os clientes. Por fim, seus servidores (agentes, gerentes e mais) poderão antecipar o 13º salário para ajudar durante a fase da pandemia.
- Bradesco
Os clientes Bradesco terão até 60 dias para poder adiarem seus financiamentos de imóveis e automóveis. No entanto, até o momento a instituição não informou como acontecerá o processo de remarcação e renegociação. Por enquanto, os procedimentos seguem sendo feitos nas agências físicas ou então pela central de telefone 0800 704 8383.