Cheque especial da Caixa Econômica caí para 2,9% ao mês

Mais mudanças nas instituições financeiras. Nessa quinta-feira (26), a Caixa Econômica Federal anunciou que irá reduzir a taxa de cobrança do cheque especial. O serviço que tinha um valor mensal de 4,95%, passará a ser de 2,9%. Além disso, foi ampliado também o prazo para a negociação de dívidas, que passará a ser de 90 dias, estando sujeito a prorrogação.

Cheque especial da Caixa Econômica caí para 2,9% ao mês (Imagem: Reprodução – Google)

As novas medidas foram divulgadas pelo próprio presidente da instituição, Pedro Guimarães, ao lado do chefe de estado, Jair Bolsonaro, e do ministro da economia, Paulo Guedes. Juntos, os três afirmaram estarem cientes de seus compromissos com o mercado nacional mediante a crise gerada pelo coronavírus.

Leia também: Banco Inter concede novo prazo para pagamento das faturas

Para eles, as correções na Caixa devem ser vistas como uma forma de facilitar o acesso dos micro e macro empresários aos serviços financeiros. Ainda durante a transmissão, realizada para oficializar as propostas, os representantes alegaram que em breve divulgarão novas ações para a contenção da crise.

— Antes da gente assumir o governo, o presidente, o ministro Paulo Guedes, meu chefe, tínhamos 14% de taxa de juros ao mês. Reduzimos primeiro para 8%, depois para 4,9% e agora estamos anunciando neste momento uma redução para 2,9%. Uma taxa recorde, no sentido de ser menor. (São) 41% em termo de redução — explicou Guimarães.

O prazo de aplicação das medidas começará no dia 1 de abril e ficará em vigor por até 90 dias. No entanto, o presidente informou que, caso haja a necessidade, poderá estender o tempo. A decisão será avaliada de acordo com as reações do mercado para com a pandemia.

Sobre as pausas nas cobranças

Guimarães explicou que o período de negociações para os devedores ficará suspenso pelos próximos três meses. Segundo ele, com a decisão, espera-se que os clientes consigam se reorganizar financeiramente e obtenham um tempo para acumular fundos.

Leia também: Caixa aumenta serviços digitais para substituir atendimento físico

Se for necessário, nós ampliaremos para 120 dias, 150 dias. O que for necessário a Caixa fará para ajudar os brasileiros — afirmou o executivo.

Após o pronunciamento, os portais oficiais de comunicação da instituição informaram que terão acesso às novas datas os clientes incluídos nos seguintes serviços:

  • Crédito Pessoa Física
  • Crédito Pessoa Jurídica
  • CAIXA Hospitais
  • Crédito Habitacional Pessoa Física e Pessoa Jurídica

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.