Itaú cancela demissões e adianta 13° salário dos seus funcionários

Nesta terça-feira (24), o Itaú Unibanco suspendeu por tempo indeterminado todas as demissões sem justa causa de seus funcionários. Os colaboradores devem receber o 13° integral de forma antecipada, com o pagamento sendo realizado até o dia 27 de abril, junto com o salário mensal. Isso tudo por conta da pandemia do coronavírus no país. 

Itaú cancela demissões e adianta 13° salário dos seus funcionários
Itaú cancela demissões e adianta 13° salário dos seus funcionários (Imagem: Reprodução/Google)

Em nota, o Itaú afirmou que as medidas estão sendo somadas com outras que já haviam sido adotadas pelo banco nas últimas semanas.

Essas decisões são, entre outras, a prática do home office nas áreas em que se é possível, a substituição de reuniões presenciais por videoconferências e o afastamento de grávidas, pessoas com mais de 60 anos e colaboradores que estejam em um dos grupos de risco.

Leia Também: Informe de rendimentos: saiba como emitir o documento no Itaú

“Nas agências e em outras áreas em que as atividades não podem ser realizadas remotamente, foram adotadas iniciativas adicionais para proteger clientes e colaboradores, como redução da equipe do banco nas unidades por meio de revezamento, limitação do número de clientes dentro das agências e novos protocolos de higiene”, destacou em nota.

Além disso, o banco pede que os clientes deem preferência para a realização de atendimentos feitos por telefone ou online.

Já os aposentados e pensionistas terão acesso às agências uma hora antes do público geral, podendo realizar suas transações das 9h às 10h. As agências iniciam o atendimento aos demais clientes às 10h e encerrarão as operações às 14h. 

A suspensão foi anunciada após a MP do governo ser revogada pelo presidente Jair Bolsonaro, a medida permitia a suspensão de contratos de trabalho por quatro meses, sem pagamento de salários.

O presidente deixou apenas as partes que preveem férias coletivas, suspensão do pagamento do FGTS por três meses e acordo sobre os salários.

Leia Também: INSS destina R$1 bilhão para pagamento de benefícios atrasados

Alguns de seus concorrentes também tomaram medidas com relação a isso, o Santander também anunciou que suspenderá demissões durante a crise do coronavírus, a não ser em casos de justa causa ou de violações ao código de ética do banco.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!