FGTS: fez o saque imediato? Dicas de como usar nesse momento de crise

O prazo para a retirada do saque-imediato do FGTS está acabando e milhares de pessoas já tiveram acesso ao benefício. Liberado desde agosto de 2019, o auxílio está prestes a encerrar o seu primeiro calendário de pagamento e tem como finalidade, segundo o governo federal, ser uma gratificação para os trabalhadores. No entanto, mediante a crise ocasionada pelo Covid-19, especialistas afirmam que quem ainda não teve acesso a quantia deve repensar na hora de utiliza-la.

FGTS: fez o saque imediato? Dicas de como usar nesse momento de crise (Imagem: Reprodução - Google)
FGTS: fez o saque imediato? Dicas de como usar nesse momento de crise (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo os economistas, com o atual cenário nacional e mundial, é preciso poupar valores, tendo em vista que há uma grande crise financeira em desenvolvimento e sem prazo de contenção, até o momento. Por isso, eles alertam para que aqueles que ainda não utilizaram a quantia, a resguarde para um momento de necessidade extrema.

Leia também: Saque imediato FGTS: cada vez mais próximo do fim restam R$14 bi na Caixa

No Brasil, a expansão do Covid-19 vem gerando uma série de modificações em todos os setores, sejam eles na área de saúde, construção, direito, entre outros.

Desde a última semana, para conter os efeitos da pandemia, o governo federal tem anunciado um pacote de medidas que, entre outras coisas, poderá reduzir o salário dos trabalhadores e até mesmo congelados por três ou quatro meses.

Mediante a esse cenário, o recomendado é que não só do FGTS, como também demais auxílios ofertados, fiquem guardados e sejam bem administrados. O ideal é que a quantia possa quitar necessidades básicas como:

Quem segue com os empregos garantidos, ainda assim deve reter o benefício, pois como mencionado, o cenário é de instabilidade. É válido ressaltar também que o mercado está sofrendo os impactos do isolamento e que a paralisação de compra e venda tende a aumentar o preço de produtos como alimentos.

Leia também: Funcionários do INSS prometem paralisação a partir de hoje (23)!

Já para os autônomos, além do FGTS, há uma previsão de recebimento de R$ 200 por meio do governo federal. O recomendado é que ambos os auxílios sejam reservados e que os cidadãos contabilizem suas despesas prioritárias para que as mesmas possam ser quitadas com essa quantia.

Compras parceladas, gastos referentes a lazer, entre outras atividades, devem ser suspensas temporariamente até que a economia se estabilize.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile