Negado! Imposto de Renda 2020 permanece com prazo de entrega em abril

Apesar do que vem sendo especulado pela mídia, o secretário da Receita Federal anunciou que as declarações do Imposto de Renda 2020 não deverão ser prorrogadas. A notícia vem circulando desde a última semana, com a expansão excessiva do Covid-19. No entanto, nessa segunda-feira (23), José Tostes informou ao estado que a data final do IRPF permanecerá no dia 31 de abril.

Negado! Imposto de Renda 2020 permanece com prazo de entrega em abril (Imagem: Reprodução - Google)
Negado! Imposto de Renda 2020 permanece com prazo de entrega em abril (Imagem: Reprodução – Google)

O comunicado foi realizado por meio da assessoria de imprensa do Ministério da Economia. Para justificar a medida, o secretário informou que os recursos arrecadados serão utilizados para poder conter a pandemia. Segundo ele, trata-se de uma decisão estratégica para poder garantir o funcionamento dos cofres públicos em meio ao atual cenário.

Leia também: Imposto de Renda 2020: fez doações no ano passado? Aprenda a declarar!

Medidas solicitadas para o Imposto de Renda 2020

A solicitação do adiamento foi realizada oficialmente nessa sexta-feira (20), por meio do envio de um ofício do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita (Sindifisco). No texto, a organização alega que com a pandemia e fechamento dos serviços em todo o território nacional, os contribuintes podem, entre outras coisas, ficar impossibilitados de recolherem documentos necessários para o preenchimento da declaração.

Além disso, reforçam o risco dos mesmos se exporem nas ruas para solicitar essa papelada. Como sugestão, o texto indica a possibilidade de que as restituições sejam pagas até o fim de agosto e não mais até julho.

Kleber Cabral, presidente do Sindifisco, solicitou à Receita também a suspensão de todos os prazos fiscais, como por exemplo o atendimento a intimações, envio de declarações e recolhimento de tributos. Segundo ele, o momento deve ser de prioridade a vida, não colocando a população em risco por medo das consequências de possíveis atrasos.

Leia também: Bolsa Família incluí milhões de inscritos e suspende bloqueios

Pressão permanece

Apesar do posicionamento do secretário, há pressão para que o prazo seja prorrogado no Senado e na Câmara. Há parlamentares a favor da medida, além de diversos setores empresariais que também estão cobrando a Receita Federal alguma medida de contenção mediante a pandemia.

Ambos alegam, como justificativa, as dificuldades referentes ao recolhimento e validação de documentos exigidos no envio da declaração.

O IRPF 2020 começou a ser enviado na primeira semana desse mês e deveria ser encerrada no fim de abril. Esse ano, a Receita Federal antecipou as datas de pagamento das restituições, sendo estas quitadas ainda neste primeiro semestre, conforme o calendário oficial já divulgado.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile