Covid-19 muda prazo de pagamento dos tributos do Simples Nacional

Devido à crise gerada pelo Covid-19, o governo federal vem anunciando um pacote de medidas que tem como finalidade amenizar os impactos da pandemia no mercado. Entre as ações, foi prorrogado o prazo para pagamento de tributos cobrados por meio do Simples Nacional. A decisão deverá afetar pequenos e grandes empresários.

Covid-19 muda prazo de pagamento dos tributos do Simples Nacional (Imagem: Reprodução - Google)
Covid-19 muda prazo de pagamento dos tributos do Simples Nacional (Imagem: Reprodução – Google)

É válido ressaltar que as alterações serão aplicadas para impostos estaduais, como o ISS e o ICMS. Todos os tributos prorrogados são de nível nacional e terão suas novas datas fixadas a partir do segundo semestre deste ano, com pagamentos previsto para os meses de outubro, novembro e dezembro.

Leia também: Tributos do Simples Nacional recebem nova data de pagamento surpreendente

Os prazos estendidos são referentes aos próximos três meses, sendo eles: abril, maio e junho. Período em que o Covid-19 deve ficar mais agressivo no país. Isso significa que os impostos de abril deverão ser pagos em outubro, os de maio em novembro e os de junho em dezembro.

Segundo o governo, trata-se de uma medida que tem como objetivo proporcionar a categoria um tempo maior de recuperação e arrecadação de recursos mediante a instabilidade econômica atual.

No entanto, é preciso ficar atento, pois no que diz respeito às taxações de março, estas não foram modificadas e deveriam ter sido pagas até o último dia 20, estando sujeita a cobrança de juros.

Demais medidas com novos prazos

Para os microempreendedores (MEI) que contribuem pelo Simples Nacional, haverá mudanças também em seus envios previdenciários. A medida irá flexibilizar o pagamento e aumentar o prazo, também sem contemplar valores do ISS ou ICMS.

Outra ação temporária, em vigor durante os próximos 90 dias, foi a suspensão da exclusão de contribuintes de parcelamentos administrados pela PGFN por não pagamento de parcelas, a aplicação dos protestos de certidões de dívida ativa e a instauração de novos Procedimentos Administrativos de Reconhecimento de Responsabilidade.

Leia também: Investimentos com Selic a 3,75% vale a pena? Saiba aqui!

Dentro desse mesmo prazo, também foram travadas as impugnações e recursos no Procedimento Administrativo de Reconhecimento de Responsabilidade – PARR; para manifestação de inconformidade contra decisão do Programa Especial de Regularização Tributária – PERT; e para oferta antecipada de garantia de execução fiscal, de apresentação do Pedido de Revisão de Dívida Inscrita – PRDI e de recurso contra decisão que o indeferir.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.