Antecipação da restituição do IRPF 2020 é sugerida em projeto no Senado

Modificações no IRPF 2020 poderá beneficiar os brasileiros. Mediante a crise ocasionada pelo Covid-19, o governo federal vem estruturando alterações na cobrança do imposto de renda. Nessa semana, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) sugeriu que o pagamento da restituição do IRPF 2002 fosse realizado até 15 dias após o envio das declarações. Segundo ele, a liberação de recursos poderá amenizar os impactos negativos da economia para os grandes e pequenos empresários.

Antecipação da restituição do IRPF 2020 é sugerida em projeto no Senado (Imagem: Reprodução - Google)
Antecipação da restituição do IRPF 2020 é sugerida em projeto no Senado (Imagem: Reprodução – Google)

A proposta apresentada por ele, de titulação PL 802/2020, segue em tramitação no Congresso e deverá ser validada ainda essa semana. Para justificar a medida, o parlamentar reforça que trata-se de um esforço internacional de combate à pandemia, que está em circulação no país desde o mês de fevereiro.

Leia também: Receita Federal muda temporariamente regras sobre cobranças

Ele defende que com os recursos liberados antecipadamente, os trabalhadores que já estão sentindo os efeitos do entrave gerado pela quarentena, poderão, de certa forma, aumentar seu poder de compra e venda, conseguindo se manter no mercado.

Os trabalhadores já começam a sofrer as consequências da paralisação da economia e a consequente falta de recursos para suprir suas necessidades imediatas, e mais, com a expectativa de que tudo vai piorar em curto espaço de tempo. Por isso, são necessárias medidas de impacto imediato”, afirmou.

Questionado sobre o custeio da ação, Randolfe alegou que a mesma não resultará em despesas significativas para os cofres públicos, pois trata-se apenas de um repasse. Com os valores recebidos pelo próprio Imposto de Renda é que o governo federal pagaria as restituições, alterando apenas o prazo de envio.

Por isso, ele defende que não serão criados adicionais para as contas públicas. No entanto, reforçou que, no que diz respeito a prorrogação da data final de entrega das declarações, será preciso seguir o calendário já divulgado, tendo como último dia de envio o 31 de abril.

Envio das declarações do IRPF 2020

Pressionado para adiar o envio das declarações, o governo já se posicionou afirmando ser uma medida prejudicial para a economia atual. Segundo a equipe econômica, será preciso manter a data já divulgada para poder arrecadar recursos que irão contribuir com o financiamento e gerenciamento dessa crise.

Leia também: Força tarefa do INSS é prejudicada com encerramento das atividades

A oposição alega que, a prorrogação deve ser vista como uma medida de proteção à saúde, tendo em vista que muitos contribuintes deverão se expor nas ruas para recolhimentos de documentações exigidas pela Receita Federal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.