Contribuição do FGTS está suspensa por 3 meses com edição de MP

Após decretar estado de calamidade pública no país, o presidente Jair Bolsonaro anunciou uma série de medidas que, segundo ele, tem como finalidade garantir o emprego dos trabalhadores. Entre as sete propostas já divulgadas, ele sugere a suspensão de três meses das contribuição do FGTS paga pelas empresas. A lei já está em vigor e tem como prazo final o dia 31 de dezembro.

Contribuição do FGTS está suspensa por 3 meses com edição de MP (Imagem: Reprodução - Google)
Contribuição do FGTS está suspensa por 3 meses com edição de MP (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com a Medida Provisória nº 927/2020, os trabalhadores poderão ter suas contribuições do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) suspensa entre os meses de março, abril e maio. A ideia é que os valores não sejam descontados da receita das empresas, permitindo que as mesmas obtenham maior recurso para lidar com a crise.

Leia também: Tem direito ao PIS/PASEP? Calendário finalizou esse mês

Após a estabilização econômica da pandemia, a medida determina que o recolhimento do benefício poderá acorrer de forma parcelada, sem a cobrança de multas e demais taxas determinadas por lei.

Ao todo, o empregador terá até seis meses para repassar os valores, tendo como data de vencimento o sétimo dia de cada mês, a partir de julho de 2020.

Mudança na aceitação de férias e home office

Outra medida aprovada por Bolsonaro foi que os empregados e seus patrões poderão negociar a possibilidade de antecipação das férias, por meio de m acordo individual escrito.

No entanto, quem desejar optar pelo home office (trabalhar de casa) poderá ter o tempo de serviço e salário reduzidos, a depender do que for definido entre ambos.

O texto autoriza também: a antecipação e flexibilização de férias individuais; a concessão de férias coletivas; o aproveitamento e a antecipação de feriados, banco de horas; a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho; e o direcionamento do trabalhador para qualificação profissional. Essas regras serão válidas até o dia 31 de dezembro.

Leia também: Servidores federais recebem novas regras de trabalho devido a pandemia

Abono salarial

No que diz respeito ao abono, o presidente sugeriu que o pagamento do benefício tendo como ano base 2020 também seja ofertado para os aposentados e pensionistas do INSS que ao longo dos últimos meses receberam valores referentes ao auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

O pagamento acontecerá por meio de duas parcelas, sendo a primeira disponibilizada em abril e a segunda em maio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.