Suspensão nos serviços de trânsito. Nessa semana, os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRAN) de todo o Brasil vem apresentando uma série de medidas para evitar a ampliação do coronavírus. Em alguns estados, os órgãos informaram que irão suspender os atendimentos presenciais, prorrogando prazos de pagamento de multas, renovação de documento, emplacamentos e mais.
A decisão foi tomada a partir da expansão do vírus que já atingiu mais de 400 pessoas, segundo o Ministério da Saúde. Os órgãos esperam que, suspendendo os atendimentos presenciais, possam manter a população civil e seus servidores mais seguros.
Para poder suprir as demandas, o Detran informou que irá reforçar seu atendimento digital, de modo que possibilite a realização de serviços por seu site e aplicativo. No entanto, quem desejar emitir a CNH ou fazer o primeiro emplacamento de um veículo terá que esperar a pandemia ser controlada.
Leia também: Governo libera pagamento emergencial a trabalhadores informais; valor é divulgado
No Rio de Janeiro, por exemplo, o órgão decidiu perdoar as multas. Isso significa que os motoristas, por enquanto, não precisam se preocupar com valores e pontuações em suas carteiras.
Já em São Paulo, foi anunciado o cancelamento de todos os agendamentos previstos para as próximas semanas, além das aulas e provas práticas e teóricas para a obtenção da carteira.
Quanto as atividades presenciais, como atualização de documentos e demais burocracias, a região terá um número de visitantes reduzido, aumentando os aparatos digitais para poder incentivar suas idas as plataformas eletrônicas.
Isso significa que, todos os serviços que serão ofertados no site, deverão ser realizado apenas pelo mesmo, sem a possibilidade de ir até uma unidade física.
Leia também: PASEP: funcionários públicos com inscrição final 8 e 9 recebem hoje!
Quem estiver preocupado com prazos e defesas, suspensão e cassação da CNH, deverá se tranquilizar, pois foram prorrogados pelos próximos 30 dias. Por fim, os motoristas que precisam apresentar defesas e indicações de condutores em multas devem fazer isso exclusivamente pelos Correios ou pelo portal.
A expectativa é que em 20 a 40 dias o Detran de todos os estados volte a funcionar normalmente, obedecendo os prazos tradicionais.