O ministro da economia, Paulo Guedes, divulgou nesta segunda-feira (16) durante entrevista coletiva com jornalista de todo o país, medidas que visam tentar auxiliar a recuperação econômica mediante a pandemia de coronavírus. As ações incluem a antecipação do 13° salário do INSS para os aposentados e pensionistas.
Com as medidas anunciadas, agora os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social irão receber a segunda parcela do décimo terceiro em maio. Já a primeira parcela deve ser paga ainda em abril. Ações fazem parte de mudanças do governo para injetar R$ 23 bilhões na economia.
Leia Também: Calendário do 13° salário do INSS: veja quando vai receber a 1° e 2° parcela
Para isso, é preciso ficar atento a pontos importantes neste sentido como o calendário de pagamento definido pelo governo federal. A segunda parcela do 13° salário do INSS deve ser sacada entre os dias 25 de maio e 5 de junho, de acordo com a previsão da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.
O governo federal, por sua vez, já estava planejando a antecipação do pagamento do décimo terceiro, mas com a pandemia do coronavírus, os valores irão ser repassados de forma ainda mais adiantada.
Isto porque, normalmente, os pagamentos são realizados no segundo semestre com a última parcela sendo quitada já em dezembro. Mas, com a pandemia, o calendário será alterado a partir já do próximo mês.
Leia Também: Crise! Especialistas pedem mais ajuda para população de baixa renda
Os pagamentos são feitos de forma comum, levando em consideração o número final do benefício, sem considerar o dígito. Começam sempre a receber primeiro os beneficiários que ganham até um salário mínimo.
De acordo com a secretaria, os pagamentos do 13° salário do INSS devem seguir o calendário já definido para os benefícios do mês de abril. Já a segunda parcela, deve obedecer os pagamentos de folha do mês de maio.
Calendário de recebimentos INSS 2020
O primeiro pagamento vai começar em 24 de abril e será finalizado em 8 de maio. As parcelas do 13° salário do INSS são inclusas no salário comum das parcelas mensais.
Vale destacar que tem direito à gratificação aqueles que recebem os seguintes benefícios: aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade.
Já queles que recebem o BPC, o Benefício de Prestação Continuada, não terão direito ao décimo terceiro salário.