Já está preparando sua declaração do Imposto de Renda 2020? O prazo começou e quanto mais breve você fizer a entrega melhor será. O informe de rendimentos financeiros é um dos documentos que serão solicitados para preencher sua declaração. Se você é cliente do banco Itaú, saiba aqui como emitir.
Os clientes do Itaú têm a facilidade de poder emitir o documento pela internet. Este extrato é necessário para que a Receita federal possa confirmar informações sobre quanto foi pago de imposto pelo contribuinte no ano. Ver despesas dedutíveis que foram colocadas na declaração, e por fim verificar se houve alguma sonegação.
Leia Mais: Errou na declaração do IRPF 2020? Aprenda a fazer a retificação
Passo a passo como fazer a emissão do Informe de Rendimentos:
Entre no site do Itau.com.br e nos campos “Opções de acesso”, informe o número de sua agência e conta.
Utilize o teclado virtual para colocar sua senha eletrônica de seis dígitos. Este código é exclusivo para o acesso a área do cliente no site. Ela é diferente de sua senha que utiliza em caixas eletrônicos, por exemplo.
Após fazer o login, vá até o menu e encontre a opção Conta Corrente. Em seguida, clique em “Ver mais”.
Chegando na opção “Declaração do Imposto de Renda”, escolha informe de rendimentos financeiros:
O ano de exercício será atualizado de forma automática. Na tabela “Informes disponíveis”, vá até a linha “Rendimentos Financeiros” e clique em “Visualizar”.
Para finalizar, coloque sua senha do cartão e vá em continuar. Com os dados o sistema vai gerar o informe de rendimentos que deve ser incluso no IRPF.
Leia Mais: 13° dos aposentados será antecipado para reduzir impacto do coronavírus
IRPF 2020
O imposto sobre a renda ou imposto sobre o rendimento é um tributo da espécie imposto existente em vários países, em que cada contribuinte, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, é obrigado a pagar uma certa porcentagem de sua renda ao governo, nacional ou regional, a depender de cada jurisdição.
O cálculo do tributo tem por base uma nova riqueza produzida pelo contribuinte, seja por fruto de trabalho, capital, ou ambos (rendimentos tributáveis), sobre a qual se aplica uma porcentagem (alíquota), obedecendo tabela produzida pelo organismo fiscalizador de cada país.