Preço da gasolina e do álcool caí nas refinarias a partir de 6° feira

Preço da gasolina terá baixa de 9,5% nas refinarias, mas o impacto poderá não ser sentido pelo consumidor. A queda na cobrança foi ocasionada pela crise econômica, fruto da pandemia coronavírus e a disputa entre Rússia e Arábia Saudita pela produção do petróleo. Segundo a Petrobras, a partir dessa sexta-feira (13), o combustível ficará mais barato.

Preço da gasolina e do álcool caem nas refinarias a partir de 6° feira (Imagem: Reprodução - Google)
Preço da gasolina e do álcool caem nas refinarias a partir de 6° feira (Imagem: Reprodução – Google)

No entanto, a redução, inicialmente, será aplicada apenas para as refinarias e distribuidoras. Isso quer dizer que a gasolina 9,5% mais barata e o diesel 6,5% menor, ainda poderão manter os preços elevados a depender dos interesses dos postos de gasolina.

Ao liberar o comunicado, a Petrobras afirmou que o valor final cobrado ao motorista é definido de acordo com os interesses de cada posto. Para poder calcular a cobrança, os proprietários levam em consideração as taxações de imposto e mão de obra, fazendo com que o produto se torne mais caro.

Leia também: Preço da gasolina será alterado? Saiba como crise influencia nas bombas

Por fim, a empresa justificou a afirmação relembrando o fato de que o mercado nacional funciona com base na política de livre concorrência, o que permite com que cada posto aplique o preço que achar conivente.

Os preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras têm como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. Além disso, o preço considera uma margem que cobre os riscos como volatilidade do câmbio e dos preços)”, explicou por nota.

Chances de redução do preço da gasolina nas bombas

Segundo os especialistas, a cobrança final ao motorista deverá de fato ser menor. Eles explicam que a queda de 9,5% reduz consideravelmente o valor de compra e venda, fazendo com que o produto seja comercializado mais barato.

Leia também: Tributos sobre conta de luz serão anulados ao consumidor

Segundo dados levantados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), durante a primeira semana de março, a gasolina estava sendo vendida por R$ 3,531 (livro) enquanto o diesel estava por R$ 3,661. Acredita-se que na próxima semana o valor será ainda menor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.