Atenção! Prova de vida do INSS está temporariamente suspensa nas agências

O Ministério da Economia anunciou nesta quinta-feira (12), cinco medidas para reduzir o impacto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. De acordo com a nota oficial, a prova de vida do INSS está temporariamente suspensa nas agências.

Atenção! Prova de vida do INSS está temporariamente suspensa nas agências (Imagem: Reprodução / Google)
Atenção! Prova de vida do INSS está temporariamente suspensa nas agências (Imagem: Reprodução / Google)

As ações são “dedicadas especialmente a parcela da população mais vulnerável à pandemia”, que recebem algum benefício do INSS. Isso por que os idosos e pacientes de doenças crônicas representam o público que causa maior preocupação, pois possuem uma imunidade mais baixa que outras faixas etárias de cidadãos do país.

Leia também: Ipea faz posicionamento sobre recuperação de emprego após coronavírus

“Vamos suspender a exigência até Ministério da Saúde nos orientar que não cabe mais (a suspensão). O que pudermos fazer para evitar o deslocamento (do beneficiário) vamos fazer”, afirmou o presidente do INSS, Leonardo Rolim.

A prova de vida é feita pelo segurado a cada 12 meses para comprovar que o mesmo está vivo. O processo de Prova de Vida do INSS acontece das seguintes formas:

  • O beneficiário de até 79 anos precisa se encaminhar até alguma agência bancária com os documentos necessários
  • O beneficiário de 80 anos acima, poderá realizar o procedimento em seu próprio domicílio, recebendo algum servidor do INSS

Segundo Rolim, o objetivo da medida é evitar risco de ampliar a contaminação do coronavírus entre idosos no país. Além da suspensão da Prova de Vida do INSS, o governo anunciou mais 4 ações em combate ao vírus.

  • Antecipação do 13º salário do INSS (clique aqui e saiba mais)
  • Reduzir juros do consignado do INSS
  • Preferência tarifária de produtos médico-hospitalares
  • Desembaraço aduaneiro de produtos médico-hospitalares

Impacto do novo coronavírus no Brasil

Novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde às 16h20 deste sexta-feira (13) aponta que o Brasil tem 98 casos confirmados de novo coronavírus. Enquanto as Secretarias de Saúde Estaduais e o hospital Albert Einstein, informaram 151 infectados. O estado com maior número de casos registrados é São Paulo, com 42 infectados.

Leia também: Combate ao coronavírus vai usar R$10 bi do governo

Os principais dados do balanço do Ministério da Saúde, são:

  • 77 casos confirmados
  • 1.427 casos suspeitos
  • 1.156 descartados

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!