Votação do Verde e Amarelo é prorrogada mais uma vez no Congresso

A votação do Verde e Amarelo é remarcada mais uma vez. Nessa semana, a comissão mista do Congresso deveria se reunir para avaliar as modificações do projeto. No entanto, o encontro foi novamente adiado devido aos impasses orçamentários que impossibilitariam a validação das propostas. Segundo a agenda do poder público, o novo debate deverá ocorrer na próxima terça-feira (17).

Votação do Verde e Amarelo é prorrogada mais uma vez no Congresso (Imagem: Reprodução - Google)
Votação do Verde e Amarelo é prorrogada mais uma vez no Congresso (Imagem: Reprodução – Google)

De autoria do deputado Christino Áureo (PP-RJ), o projeto tem como principal objetivo incentivar a contratação de jovens entre 18 e 29 anos. Seu texto foi lançado em novembro de 2019, após o pronunciamento do então presidente, Jair Bolsonaro, e desde então vem passando por uma série de reformas.

Entre as modificações realizadas, Áureo optou por manter a possibilidade de trabalho aos domingos (uma das maiores críticas dos advogados trabalhistas). Nesse caso, os servidores, exceto bancários, exerceriam suas atividades nos finais de semana sob acordo com os patrões para receberem uma folga semanal.

Leia também: Saiba o que muda com o programa Verde e Amarelo votado hoje!

Além disso, o relator mudou o percentual que define a quantidade de cadastrados do projeto por empresa. Até então, apenas 20% do quadro de funcionários deveriam ser contratados pelo programa, mas agora a quantia subiu para 25%.

Por fim, o deputado também modificou a idade dos profissionais, permitindo que pessoas com 55 anos também fossem contempladas, desde que estejam desempregadas há pelo menos 12 meses.

Tramites da votação do Verde e Amarelo

Caso a última versão do texto seja aprovado, a MP ainda precisará ser analisada na Câmara e no Senado. Seu prazo de validade entre os parlamentares é de até 20 de abril. Durante as últimas reuniões, Áureo vem reforçando que o prazo está cada vez mais apertado e que por isso o fechamento deve ocorrer imediatamente.

Leia também: Cortes nos salários dos servidores voltam a ser discutidos por Guedes

O parlamentar afirmou que irá recrutar apoio com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e do Senado, Davi Alcolumbre, para poder encerrar a aprovação do projeto.

Vamos ter que correr para compensar — afirmou.

Mesmo em fase de votação do Verde e Amarelo, o sistema segue recebendo uma série de críticas. Especialistas em direito trabalhistas afirmam que a proposta ameaçará a classe trabalhadora e a tornará ainda mais dependente do empresariado.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.