Auxílio doença e acidente podem ganhar prioridade de atendimento no SUS

Brasileiros que recebem auxílio-doença ou acidente poderão ter prioridade nas filas do Sistema Único de Saúde. A Câmara dos Deputados está avaliando o projeto de Lei 149/20, que tem como finalidade exigir que os beneficiários sejam atendidos com até 90 dias para a realização de exames. De autoria do deputado Capitão Wagner (Pros-CE), o texto passará pelos demais parlamentares para que possa ser votado.

Auxílio doença e acidente pode ganhar prioridade de atendimento no SUS (Imagem: Reprodução - Google)
Auxílio doença e acidente pode ganhar prioridade de atendimento no SUS (Imagem: Reprodução – Google)

A ideia da proposta é que sejam antecipados a realização de exames, cirurgias e procedimentos encaminhados pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Se for validada, a ação poderá otimizar a liberação dos benefícios e reduzir o número das filas do INSS.

Para defender sua proposta, o parlamentar justifica que o tempo de espera aumenta o valor ofertado pelo estado, tornando os benefícios ainda mais caros para os cofres públicos. “A agilização dos atendimentos possibilitará, além da recuperação mais rápida da saúde dos indivíduos, um efetivo desafogo nas contas públicas”, defendeu o relator.

Leia também: Auxílio doença cancela pagamento para quem ganha menos que R$1.045

No caso das unidades de terapia intensiva, urgência e emergência, a medida exigirá tratamento imediato. Além disso, solicitar avaliações em hospitais privados, caso o prazo de 90 dias não seja cumprido pelo SUS.

Se for violada, a lei implicará na abertura de processos administrativos para a verificação da responsabilidade e aplicação das penalidades a depender do caso.

Antes de ser validada, a proposta deverá passar pela análise das comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia também: Restituição do IR será paga nesta segunda-feira (16)

Sobre o auxílio doença e acidente

O auxílio doença e acidente são ofertados pelo INSS. Para ter acesso, os beneficiários precisam comprovar, por meio de avaliações médicas, suas enfermidades.

No caso de doenças, o pagamento poderá se estender ao longo de todo o tratamento do enfermo, que poderá ter acesso a outros benefícios como o BPC, se for comprovada sua invalidez.

Já para os acidentados, o recurso é liberado tendo como finalidade custear as despesas do acidente, como medicamentos, exames, entre outros. Além disso, cobre o valor salarial durante o tempo em que o mesmo se manter afastado de suas atividades profissionais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.