Bolsa Família no Nordeste: entenda como é feita a distribuição nos estados

Repasse dos auxílios do Bolsa Família veem sendo motivos de desconfiança por parte do poder público e da sociedade civil. Logo após a liberação do balanço de gastos, referente ao mês de janeiro, realizado por meio de dados do próprio Ministério da Cidadania, pode-se constatar que a região Nordeste recebeu apenas 3% do valor total do projeto. A afirmação levantou um questionamento sobre quais os critérios utilizados para definir a quantia por estado.

Bolsa Família no Nordeste: entenda como é feita a distribuição nos estados (Reprodução - Google)
Bolsa Família no Nordeste: entenda como é feita a distribuição nos estados (Reprodução – Google)

Apesar de ser a região menos contemplada, o Nordeste corresponde a 36,8% das famílias que estão registradas no Cadastro Único, sendo o local onde há mais brasileiros em situação de vulnerabilidade social.

Leia também: Regras do Bolsa Família são reforçadas pela prefeitura de Andradas; confira!

Já a região Sudeste, que ficou com 45,8% dos benefícios, representa o menor número de cadastrados, seguidos pelo Sul, que recebeu 29,3%, Norte com 6,8%, e a região Centro-Oeste com 15%.

Motivos do entrave do Bolsa Família

Mediante a essa situação, especialistas políticos, jornalistas e até mesmo parlamentarem deram início as especulações sobre os critérios de distribuição de renda por parte do programa.

Muitos afirmam que o motivo pelo qual o Nordeste foi o menos favorecido está relacionado ao posicionamento político dos governadores, que representam a maior oposição ao atual presidente, Jair Bolsonaro.

Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco, alegou que a situação reforça uma “atitude preconceituosa e desumana do governo federal”.

Segundo o gestor, ofertar 3% para um espaço que representa o maior índice de miséria deve ser considerado “inaceitável” e “uma verdadeira agressão”. Somente em Pernambuco, são mais de 164 mil pessoas nas filas de espera do projeto.

Leia também: Benefícios do INSS podem aumentar valor com novas regras

Ministério da Cidadania

Em resposta aos questionamentos, o Ministério da Cidadania afirmou que não há motivos para que sejam questionados os valores distribuídos. Segundo a equipe gestora, a acusação de que a quantia foi determinada por questões políticas “não tem sustentação na realidade e são mais uma tentativa de dividir os brasileiros”.

Em nota enviada ao Valor Econômico, a equipe de Bolsonaro não explicou as medidas utilizadas para definir o orçamento por região, apenas informando que “para incluir novas famílias, o Programa depende da emancipação, procedimentos rotineiros de averiguação e revisões cadastrais, fiscalização, desligamentos voluntários, e, claro, disponibilidade orçamentária”.

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.