Saque do FGTS aniversário pode ser antecipado em forma de crédito

Ministério da Economia estuda novas propostas para fomentar a economia nacional por meio da liberação antecipada do saque do FGTS. Após anunciar a criação do saque-aniversário, o governo federal vem estudando medidas que tenham como finalidade liberar ainda mais recursos do fundo de garantia para estimular o desenvolvimento e consumo econômico. A proposta em pauta é a antecipação dos resgastes como uma espécie de crédito.

Saque do FGTS aniversário pode ser antecipado em forma de crédito (Imagem: Reprodução - Google)
Saque do FGTS aniversário pode ser antecipado em forma de crédito (Imagem: Reprodução – Google)

A ideia é que os trabalhadores, já cadastrados no saque-aniversário, possam escolher suas datas de recebimento em até três anos desde que o valor seja utilizado para operações de crédito. O pagamento poderá ser sacado em dinheiro e utilizado como garantia de empréstimo nas instituições financeiras.

O texto segue em análise no ministério da economia e deverá ser submetido a validação do Conselho Curador do FGTS até o fim desse mês. Caso suas medidas sejam aprovadas, especialistas afirmam que serão injetados mais de R$ 100 bilhões de crédito ao longo dos próximos quatro anos.

Leia também: FGTS 2020: confira o calendário oficial com as datas de saque

Além disso, também acredita-se que haverá um aumento na aceitação do saque-aniversário, fazendo com que cerca de oito milhões de pessoas passem a aderir a nova proposta.

Segundo o último balanço registrado pela Caixa, atualmente há 2,616 milhões de brasileiros na nova modalidade. Os pagamentos, que começarão a acontecer a partir de abril, desejam injetar mais de R$ 3,676 bilhões na economia nacional.

Caso seja aprovado, o projeto registrará a sétima medida de fomento econômico do governo de Jair Bolsonaro. Desde o início de sua gestão, o presidente e sua equipe vem lançando propostas para estimular o PIB nacional. Do ano passado para esse ano, a soma dos produtos e serviços registrou uma alta de 1% em comparação a 2018.

Sobre o saque do FGTS na modalidade aniversário

A nova categoria de saque do FGTS permite que o trabalhador faça um depósito anual de seu fundo de garantia. Para aderir à proposta é preciso acessar o site ou aplicativo do FGTS e registrar a transferência.

Leia também: IPVA: aprenda a pedir o reembolso se tiver seu carro roubado

É válido ressaltar que o prazo para a transição é até o último dia do mês de seu nascimento. Logo, aniversariantes de janeiro e fevereiro que optarem pela modalidade a partir de agora, só poderão receber em 2021.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Saque do FGTS aniversário pode ser antecipado em forma de crédito

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA