Crise do Bolsa Família corta 60 mil benefícios na Bahia

Crise no Bolsa Família prejudica estados Nordestinos. Segundo um levantamento realizado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), na Bahia, mais de 60 mil benefícios foram cancelados em menos de um ano. De acordo com os dados, a região recebeu apenas 1.123 novos cadastros em janeiro, quando, somente em Salvador, há mais de 150 mil famílias dependentes.

Crise do Bolsa Família corta 60 mil benefícios na Bahia (Imagem: Reprodução - Google)
Crise do Bolsa Família corta 60 mil benefícios na Bahia (Imagem: Reprodução – Google)

Desde o início da operação pente-fino, no ano passado, o projeto vem encontrando dificuldades para a atualização e aceitação dos beneficiários.

Sobre esta questão, a Secretaria Municipal de Promoção Social (Sempre), afirma que não há a aprovação de novos benefícios há praticamente 12 meses.

Leia também: Calendário Bolsa Família 2020: confira as datas de saque neste ano! 

“Infelizmente, eles [Governo Federal] falam duas coisas: primeiro, que não tem recursos, e segundo, que vão reformular o programa. Mas enquanto eles vão reformular o programa, a gente está assistindo uma desproporção entre estados ricos, que têm o menor número de pessoas em extrema pobreza e estão recebendo muito mais do que os estados do Nordeste, que tem quase um milhão de pessoas em extrema pobreza. Então não é falta de recursos, é falta de prioridades”, ponderou o titular da SJDHDS, Carlos Martins.

Motivos da crise do Bolsa Família na Bahia

De acordo com a Sempre, desde março de 2019, o governo federal vem alegando que não há a possibilidade de aceitação de novos perfis. Além do pente fino, uma das causas diz respeito a falta de orçamento, segundo o ministério da cidadania.

No entanto, nota-se a liberação de recursos para cidades com o índice de pobreza menor, como Rio de Janeiro e São Paulo, o que os faz questionar se a questão é, de fato, um problema financeiro ou falta de prioridade.

Atualmente, na Bahia há mais de 175 mil pessoas aprovadas no cadastro único aguardando a aceitação do ministério. O número abrange, inclusive, aqueles que já eram beneficiários e tiveram os valores retidos por causa da fiscalização.

Leia também: Saque imediato do FGTS acaba neste mês; entenda como receber

“Na medida em que alguns beneficiários atingem condicionalidades que não são compactuadas pelo programa, essas pessoas saem e outras são inseridas. Isso acontece de forma automática. Agora, novos cadastros o Governo Federal não tem liberado e não tem previsão de quando fará isso”, explicou o secretários de desenvolvimento social de Feira de Santana, Pablo Roberto.

A ajuda de custa vinda do programa é usada para complementar a renda de 13 milhões de brasileiros, ao todo. O objetivo é usar esses recursos para compra de alimentos, remédios, roupas e manter os direitos de sobrevivência dos inscritos.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.