Bolsa Família: entenda a trajetória do programa no governo Bolsonaro

Em funcionamento desde 2003, o Bolsa Família vem passando por uma série de reformulações durante a gestão do atual presidente, Jair Bolsonaro. Antes mesmo de tomar posse, o candidato fez promessas de mudança no projeto, garantindo que iria ofertar mais recursos e aumentar a possibilidade de melhoria de vida dos beneficiários.

Bolsa Família: entenda a trajetória do programa no governo Bolsonaro
Bolsa Família: entenda a trajetória do programa no governo Bolsonaro (Imagem: Reprodução / Google)

Logo no início de seu mandado, com 100 dias de gestão, Bolsonaro aprovou uma medida que autorizada o pagamento do 13° salário no programa. O valor extra foi ofertado ao longo do mês de dezembro e beneficiou mais de 13 milhões de famílias.

Leia também: Bolsa Família beneficia 303 novas famílias em Resende

Entretanto, no que diz respeito aos reajustes nos valores dos auxílios, levando em consideração os desdobramentos da inflação, sua equipe não atualizou as parcelas. Logo, o pagamento se mantém o mesmo desde 2018.

Nesse caso, é válido ressaltar que o entrave acaba por se contradizer em sua própria proposta de melhoria, tendo em vista que os segurados não estão tendo suas rendas atualizadas de acordo com as reais necessidades financeiras do país.

Proposta de reformulação

Na sequência, no segundo semestre de 2019, o ministério da cidadania deu início as articulações de reestruturação do projeto. A primeira sugestão foi a criação de um novo nome, fazendo com que deixasse de se chamar Bolsa Família para torna-se Renda Brasil.

Junto com a proposta, foram anunciadas mais uma série de medidas, como a criação de um novo auxílio para os jovens com bom desempenho escolar.

O aumento nas bolsas básicas que passaria a ser de R$ 100 e R$ 200 e um acréscimo (ainda não divulgado) nos benefícios destinados a maternidade.

Todas as sugestões, até então, foram apenas discutidas, mas não chegaram a ser encaminhadas para a votação no Congresso. O texto responsável pela reestruturação do projeto segue em elaboração e não apresenta um prazo final para validação.

Leia também: Restituição do IRPF 2020: NuConta pode ser usada para receber crédito

Críticas e problemas orçamentários no Bolsa Família

Entre as principais críticas as mudanças, especialistas afirmam que o ministério da cidadania não está calculando os valores reais necessários para fazer o projeto funcionar.

Ao mesmo tempo em que se libera um 13° pagamento e estipula-se a criação de novos auxílios, há entraves no que diz respeito a aceitação de novas famílias, por não ter dinheiro o suficiente para custear seus cadastramentos.

Segundo informações divulgadas pelo jornal GLOBO, e depois repostadas pela mídia, há pelo menos 3,5 milhões de inscritos no Cadastro Único esperando para fazer parte do Bolsa Família.

O governo já se posicionou dizendo que enquanto não fizer o processo de pente fino, isto é, análise de todos os benefícios para filtrar quem realmente precisa do dinheiro, não haverão novas entradas. Já que a ideia é diminuir gastos. Assim que tudo for normalizado a fila deve acabar.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.