Motoristas de Alagoas devem ficar atentos, se encerra na sexta-feira (28) o prazo para o pagamento da primeira parcela do IPVA AL 2020, para os veículos com numeração final 1 e 2. A cobrança teve início desde o mês de fevereiro e marca um novo ciclo do tributo esse ano. Aqueles que estiverem sem seus boletos, devem acessar o site da Secretaria da Fazenda para emitir a segunda via.
A data também será utilizada para determinar o fim da opção de cota única, que permite que os contribuintes quitem toda a dívida de uma única vez. Nesse caso, o desconto de 10% não será mais ofertado, pois o prazo para sua obtenção foi até o dia 11 deste mês.
Leia também: Atraso no IPVA 2020 pode trazer consequências graves; saiba como se prevenir
Como emitir o boleto do IPVA AL 2200
Para poder pagar o IPVA é preciso ter em mãos o carnê da cobrança. Em janeiro, o Detran da região enviou as guias impressas para os endereços dos proprietários. Entretanto, quem não recebeu ou perdeu a documentação ainda pode gerar uma nova versão.
Para isso, basta entrar no site da Sefaz (clique aqui) e ir até a opção Espaço do Contribuinte.
Na sequência, selecione a função IPVA e depois clique em “Emissão de Boletos”. Ao ser carregada, a página solicitará que você informe o número do Renavam e a placa do veículo que deseja pagar. Ao confirmar os dados é só fazer o download e imprimir.
Além da versão em papel, aqueles que optarem pelo pagamento digital podem apenas copiar a numeração do carnê ou escanear seu código de barras por meio dos aplicativos das instituições financeiras. Nesse caso, é importante salvar o comprovante de pagamento por questões de segurança.
Sobre o imposto
Esse ano, os contribuintes de Alagoas foram contemplados com uma redução de 3,54% em comparação a 2019. Segundo a Sefaz, a diminuição ocorreu graças a desvalorização dos veículos já utilizados. Já no que diz respeito as alíquotas, elas serão as mesmas do último calendário.
Leia também: IPVA 2020 de São Paulo termina hoje (26) para veículos com final 0
Os motoristas poderão pagar o valor em até 6 parcelas, tendo estas um valor mínimo de R$ 100,00 e seguindo as datas de pagamento exibidas abaixo.
Além disso, há também a oportunidade de reduzir a quantia total para aqueles que estiverem cadastrados e com créditos no programa Nota Fiscal Cidadão.