Licenciamento DF 2020 tem nova data de vencimento para esta semana

Motoristas do Distrito Federal devem ficar atentos. Após pedido de prorrogação, o Departamento de Transito da região alterou a data de vencimento do boleto de licenciamento DF 2020 dos veículos. Agora, os condutores terão até essa sexta-feira (28) para poder encerrarem o débito que apresenta uma taxa de R$ 75,30 para qualquer tipo de automóvel.

Licenciamento DF 2020 tem nova data de vencimento para esta semana (Imagem: Reprodução - Google)
Licenciamento DF 2020 tem nova data de vencimento para esta semana (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo o órgão, o motivo da mudança está relacionado a dificuldade para a emissão dos carnês, disponíveis no site do Detran. A quantidade de motoristas acessando em um curto espaço acabou travando o sistema.

Leia também: IPVA DF 2020 ganha nova impressão e confunde contribuintes

Com a decisão, a gestão administrativa do Detran alegou que deseja “evitar prejuízos aos proprietários que tiveram dificuldade para imprimir os boletos em tempo hábil para pagamento nas datas previstas por final de placa”.

Agora, aqueles que solicitarem uma segunda via do boleto já terão a data atualizada. É preciso ficar atento, pois após o dia 28, haverá cobranças diárias de juros.

Sobre a emissão dos boletos

O documento seguirá disponível no portal do órgão e poderá ser acessado a qualquer momento. Basta abrir a página, ir até a opção “Veículos”, selecionar a função “Consultar débitos” e informar o número do Renavam.

A nova versão será liberada automaticamente e pode ser impressa ou paga também online por meio dos aplicativos das instituições financeiras.

No caso daqueles que já estão com a primeira versão da cobrança, é preciso que ela seja paga também até essa sexta-feira, caso contrário será necessário solicitar uma outra via que apresentará reajustes de valores.

Leia também: Contribuição do INSS 2020 muda alterando também o seu salário

Mais informações sobre o licenciamento DF 2020

É válido ressaltar que o licenciamento DF é obrigatório e precisa ser atualizado anualmente. O documento é responsável por comprovar a propriedade do automóvel e sua regularidade com o estado.

Mesmo sendo paga a sua taxa, a atualização e liberação para um novo ano de circulação só é autorizada se o motorista não apresentar mais nenhum tipo de débito, como no caso do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório, taxa de licenciamento anteriores e multas vencidas.

O entrave em qualquer uma das cobranças impossibilita o veículo de circular por todo território nacional, podendo suspender a carteira do motorista e apreender o automóvel.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.