Pague menos no IRPF 2020 usando essas deduções! Confira a lista

Muitas pessoas são obrigadas a declarar o Imposto de Renda, e em alguns casos ao preencher o programa da declaração do IRPF 2020 podem conseguir a chamada restituição. A entrega precisa ser feita dentro do prazo, até o fim de Abril. E há multas para aqueles que ultrapassarem a data final anunciada pela Receita Federal.

Pague menos no IRPF 2020 usando essas deduções! Confira a lista
Pague menos no IRPF 2020 usando essas deduções! Confira a lista

A declaração não obrigatória também existe, e vale para as pessoas que não são contribuintes mas que tiveram imposto retido durante o ano, como por exemplo no pagamento de férias. Fazendo a declaração a pessoa pode receber todo o imposto pago de volta.

Leia Mais: Declaração do IR 2020 completa ou simplificada? Saiba melhor escolha

Quem tem intenção de pedir um financiamento bancário, pode apresentar a declaração do Imposto de Renda para ficar com o documento. Costumeiramente, os bancos pedem este documento aos clientes que querem um empréstimo ou financiamento imobiliário.

Com a declaração você pode comprovar a renda e que não possui bens podendo assim solicitar um financiamento pelo Sistema de Habitação (SFH).

É importante também para quem planeja viajar para o exterior, já que a declaração é pedida para emissão de vistos em países como Estados Unidos. A declaração demostra a condição financeira do visitante e seus vínculos com o país.

Leia Mais: Fintechs ganham espaço no Banco Central e novas startups podem inscrever seus projetos

A grande vantagem para quem está desobrigado a fazer a declaração é que não existe multa caso a pessoa a faça fora do prazo estipulado. O limite máximo é de cinco anos depois do ano referente a declaração. Então há bastante tempo para correr atrás de documentação e fazer a declaração com sucesso.

Nessas duas situações citadas, com a inclusão de comprovante de viagem ao exterior e de financiamento bancário, o contribuinte que é obrigado a fazer o pagamento pode conseguir a restituição no IRPF 2020.

Para isso, precisa deduzir na sua declaração quais foram os seus gastos. Podendo incluir pagamento na área da educação e saúde, como compra de remédios ou pagamento de curso de graduação.

Depois de analisar o documento do IRPF 2020, a Receita Federal pode conceder um “troco” ao contribuinte. Que representa um desconto no pagamento do imposto, por meio da restituição que devolve parte do que foi pago.

 

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.