Declaração do IR 2020 completa ou simplificada? Saiba melhor escolha

Uma nova rodada de prestação de contas do Imposto de Renda está prestes a começar e muitos brasileiros dão início a organização de suas documentações para poder preparar a declaração do IR 2020. O tributo pode ser feito de duas formas, a primeira é uma versão mais completa, com todas as despesas registradas no nome do contribuinte. Já a segunda trata-se de um modelo reduzido, apresentando um valor e número de informações menores.

Declaração do IR 2020 completa ou simplificada? Saiba melhor escolha (Imagem: Reprodução - Google)
Declaração do IR 2020 completa ou simplificada? Saiba melhor escolha (Imagem: Reprodução – Google)

Na hora de dar início as declarações, muitos ficam em dúvida sobre qual modelo escolher. Para se sentir mais seguro, basta analisar a quantidade de despesas e contabilizar o número de deduções que cada uma pode fornecer.

Leia também: Imposto de Renda 2020 deposita mais um lote da restituição na próxima semana

No caso daqueles que possuem filhos e demais dependentes, tendo despesas educacionais, médicas, entre outras, o mais recomendado é que a declaração seja completa. Isso porque, ao prestar conta de todos os dados e contabilizar todas as despesas gastas, a possibilidade de restituição é maior.

Já para quem não tem filhos e apresenta uma renda menor, tendo também poucos bens em seu nome, a versão reduzida é uma forma mais prática e rápida de resolver o assunto. Nesse caso, é aplicado um desconto padrão de 20% sobre a base de cálculo do imposto.

Como saber qual a melhor opção

Para quem não sabe exatamente qual a melhor forma, basta seguir as indicações fornecidas pelo próprio programa do IR.

Ao preencher todas as informações solicitadas e despesas gastas, será informado qual o melhor tipo de escolha. Basta consultar a janela “Opção pela Tributação”, localizada no canto inferior esquerdo do programa.

Ela dirá se a declaração do IR 2020 deverá ser completa ou simplificada. No entanto, é válido ressaltar que mesmo selecionando o modelo mais simples, o contribuinte precisa, obrigatoriamente, comprovar todos os dados fornecidos.

Para isso, recomenda-se que ele tenha em mãos todos os boletos e guias de pagamentos das despesas informadas. Aplicações financeiras, comprovantes de imposto, renda, entre outros documentos que validem os números repassados.

Leia também: Caixa Econômica lança nova linha de crédito para as construtoras

Veja alguns pontos de diferença entre os modelos de declaração do IR 2020:

Modelo simplificado

  • O modelo simplificado é a melhor opção para quem não tem muitas despesas para deduzir.
  • Utiliza um abatimento padrão de 20% sobre a soma de todos os rendimentos tributáveis recebidos ao longo de 2019.
  • Pode ser usado por qualquer contribuinte, independentemente do tamanho da renda total ou do número de fontes pagadoras.
  • O imposto recolhido no ano passado, seja pela retenção em fonte, seja por meio do recolhimento obrigatório mensal (carnê-leão), deverá ser informado, pois será descontado do cálculo final do IR a pagar.

Modelo completo

  • O modelo completo é indicado para quem tem muitas despesas para deduzir, como gastos com plano de saúde, educação, dependentes etc.
  • É necessário informar todos os gastos e rendimentos ocorridos em 2019 e guardar os comprovantes por, no mínimo, cinco anos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA